editorial

Após um período de reflexão, vem agora a lume um novo número da revista FORUM MEDIA, uma publicação do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação, realizada com o apoio essencial do Departamento Cultural do Instituto Superior Politécnico de Viseu.

Inicia-se com este número o terceiro ano de vida desta publicação. De modo a corresponder às expectativas dos nossos leitores, procedeu-se a um esforço significativo de renovação estética e científica.

Face aos números anteriores, decidimos investir, de forma clara, na publicação de textos científicos. Esta directriz de actuação justifica-se pelo perfil dos nossos leitores que buscam na FORUM MEDIA um espaço de divulgação de artigos de investigação concernentes ao universo da Comunicação Social, bem como textos de carácter jornalístico, incluindo, cada número, uma grande reportagem e uma grande entrevista.

Apesar deste novo rumo, continuamos fieis aos nossos princípios genesíacos.

Na verdade, a revista FORUM MEDIA é a consubstanciação de um projecto já tão antigo quanto o Curso de Comunicação Social. Sempre pensámos que a ideia só frutifica se for aplicada, pelo que o conhecimento que enforma o Curso de Comunicação Social só poderia ser efectivo e pertinente se o labor teórico se perpetuasse em obras concretas.

A revista FORUM MEDIA continua a ser norteada pelos seguintes princípios:

  1. Contribuir para a promoção e divulgação do Curso de Comunicação Social;
  2. Instituir um espaço de debate e reflexão concernente ao universo heteróclito da Comunicação Social;
  3. Discutir o fenómeno da comunicação, alicerçado nas dimensões linguística e icónica, enquanto pilar de construção de cultura e de sociedade;
  4. Promover a análise do fenómeno comunicativo numa perspectiva multímoda e interdisciplinar;
  5. Divulgar trabalhos de investigação de docentes e discentes do Curso na área da Comunicação Social;
  6. Possibilitar aos discentes do Curso a interacção entre saberes, articulando formação teórica e desempenho prático;
  7. Propiciar o intercâmbio de experiências e saberes entre o Curso de Comunicação Social, instituições de ensino e a comunidade em geral.

A revista já contou com a colaboração de docentes e discentes da ESEV e de professores da Universidade de Coimbra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade do Amazonas, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Juíz de Fora e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi ainda um privilégio supremo contarmos com a colaboração de reputados especialistas como o cineasta Lauro António, o historiador Prof. Doutor José Hermano Saraiva e os jornalistas Fernando Pessa, Carlos Daniel, Hernâni Carvalho, Paulo Camacho e Cândida Pinto. Os destaques deste número são, de forma inequívoca, os textos de Moinak Biswas, da Universidade de Calcutá, Milena Blazic, da Universidade de Ljubljana, Katherine Limmer, do Yeovil College, de Inglaterra, e Fernando Furtado da Universidade Federal de Juíz de Fora, que enobrecem esta revista.

Neste terceiro ano de vida, agradecemos a todos aqueles que sempre acreditaram neste projecto.

Luís Miguel Cardoso

sumário