Quando no curso dos eventos humanos a vontade e o engenho superam os escolhos acerados da labiríntica e babélica existência mortal, podemos aquilatar da verdadeira diferença entre o sonho e a realidade.

Ainda que todas as acções do Homem estejam marcadas pelo estigma inexorável da marcha corruptora de Cronos, ainda que o intento e o projecto não raro se revelem tentativas icárias, acreditamos fervorosamente que vale a pena.

Vale a pena quebrar os grilhões do imobilismo e da conformação. Vale a pena percorrer o mar proceloso das aventuras. Vale a pena desvendar os enleios brumosos do desconhecido.

Neste horizonte novo que desbravamos, a ALMA só pode ter a dimensão titânica do desafio, respirando a memória de gestos arquetipais pessoanos - ou não fosse sua a dimensão da loucura e do sonho que perpassa este nosso pensamento.

Desvelámos o mistério iniciático das demandas e buscámos um graal redentor.

Nasce hoje o produto deste sonho, desta demanda, deste voo icário.

A revista FORUM MEDIA é a consubstanciação de um projecto nosso, já tão antigo quanto o Curso de Comunicação Social. Sempre pensámos que a ideia só frutifica se for aplicada, pelo que o conhecimento que enforma o Curso de Comunicação Social só poderá ser efectivo e pertinente se o labor diligente e válido perpetuar a potência em obras .

O espaço de conhecimento que agora iniciamos, será, ad aeternum, a configuração de uma herança da Antiguidade Clássica, eterno berço da civilização ocidental. O forum foi, por excelência, entre os Latinos, um areópago, um local de conclave de ideários e desígnios, uma praça aberta para o pensamento.

Acreditamos que este novo forum, redivivo e retemperado, eivado de modernidade, fremente como o universo da comunicação, relembrará o provecto e clássico exemplo, resplandecendo para o futuro como luz irradiada por um novo "sol" para a Humanidade: os Media.

Pretendemos que a revista seja um instrumento de divulgação do Instituto Superior Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Educação e do Curso de Comunicação Social, proporcionando a publicação de informações e trabalhos de docentes e discentes, desta e de outras instituições.

A revista FORUM MEDIA será norteada pelos seguintes princípios:

Contribuir para a promoção e divulgação do Curso de Comunicação Social;

Instituir um espaço de debate e reflexão concernente ao universo heteróclito da Comunicação Social;

Discutir o fenómeno da comunicação, alicerçado nas dimensões linguística e icónica, enquanto pilar de construção de cultura e de sociedade;

Promover a análise do fenómeno comunicativo numa perspectiva multímoda e interdisciplinar;

Divulgar trabalhos de investigação de docentes e discentes do Curso na área da Comunicação Social;

Possibilitar aos discentes do Curso a interacção entre saberes, articulando formação teórica e desempenho prático;

Propiciar o intercâmbio de experiências e saberes entre o Curso de Comunicação Social, instituições de ensino e a comunidade em geral.

Acreditamos que este forum saberá recolher do passado o exemplo perene do diálogo e da troca de conhecimentos.

Este projecto saberá alimentar-se da vontade, do desiderato e do apoio de todos aqueles que queiram ver neste espaço um horizonte auspicioso.

A concretização deste nosso sonho só foi possível devido a um espírito sinérgico. Esta revista não nasce para a exclusividade de uma área científica. Pelo contrário, queremos que este forum receba o contributo veraz de todas as áreas científicas, de todos os docentes e de todos os discentes que queiram fazer renascer a verdadeira essência da ágora romana: o espírito da reflexão e do diálogo.

Uma última palavra se ergue neste texto preliminar: gratidão. Este valor que nós prezamos com toda a sinceridade, só poderia ser respeitado se não olvidássemos um conjunto de pessoas que permitiu esta odisseia.

Assim, em primeiro lugar, agradecemos ao Senhor Professor Doutor João Pedro de Barros, fautor inequívoco e abnegado da auréola de prestígio científico e pedagógico que envolve o Instituto Superior Politécnico de Viseu, impulsionador por excelência do Curso de Comunicação Social e que, desde a primeira hora, nos apoiou neste projecto de criação de uma revista do Curso. Agradecemos também ao Senhor Doutor Soares de Sousa, pelo apoio que recebemos, ao senhor Doutor Vasco Cunha, excelso responsável pelo Departamento Cultural do I.S.P.V. e alicerce perene da superior publicação que é a revista Millenium - , pelo incondicional incentivo com que sempre nos brindou , e ao Senhor Professor Doutor Alberto Vara Branco, Presidente do Conselho Directivo e Director do Curso de Comunicação Social, que edificou com excelência e superno espírito de entrega um Curso de elevada qualidade, e que nos honra com o seu apoio, interesse e consideração.

Somos ainda credores de gratidão junto do Dr. Paulo Medeiros, elemento fundamental na divulgação da imagem do I.S.P.V. em todas as actividades que têm o seu contributo. As suas realizações revelam notável criatividade, inovação e qualidade profissional, juntamente com qualidades humanas que conseguem superar todos os obstáculos técnicos ou de qualquer natureza conjuntural . Tal espírito de entrega foi bem secundado por Maria da Conceição Pereira, em quem predicados como a disponibilidade e a capacidade de trabalho se revelam no contacto pessoal e nas suas acções, sempre relevantes e indispensáveis.

Uma palavra ainda para João Rodrigues, estimado colaborador deste projecto, responsável pela sua edição na Internet, bem como para todos os elementos da Reprografia do I.S.P.V. que edificaram esta revista.

A todos aqueles docentes e discentes que colaboraram connosco nesta peregrinação, principalmente aos Professores Doutores Abílio Hernandez Cardoso, da Universidade de Coimbra, André Parente e Paulo Vaz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Sérgio Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), agradecemos e ousamos lançar um convite para uma nova participação em próximos números. Um agradecimento especial é endereçado ao cineasta Lauro António, a quem dedicamos o nosso Especial Cinema, que nos honrou com o seu convívio, disponibilidade, generosidade e saber.

Começámos a construir um sonho de papel e tinta que vogará nos mares procelosos do tempo e do nimbo do esquecimento que marcam todos os eventos humanos. Todavia, firmemente convictos da verdade inexorável que perpassa o poema de Sebastião da Gama que escolhemos para iluminar este primeiro número da revista Forum Media, gravaremos nas areias da efemeridade este nosso projecto.

É que o sonho, ainda que efémero, nunca deixa de estar presente...eternamente.

 

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

 

 

Página Principal Forum estudante Forum ideias Perfil ESPECIAL cinema comunicartoon

Comunicação Social ISPV em crescendo Editorial sugestões links