Passada a procela iniciática do nosso primeiro número, conseguiu o nosso desiderato de espírito que a revista FORUM MEDIA lograsse atingir mais uma etapa.

Nesta peregrinação, em que se tem instituído o persistente labor para continuar esta publicação, as Musas têm-nos sido propícias.

Acreditamos que a anuviada e olímpica Calíope tem velado por este projecto de conhecimento, permitindo que a pena de todos aqueles que enobrecem esta revista se tenha instituído como verdadeiro pilar que sustenta o pórtico do nosso areópago, por vezes, enriquecido com o contributo de referências exemplares.

Assim, este segundo número é consagrado a uma figura ímpar na história da nossa cultura contemporânea: o Professor Doutor José Hermano Saraiva.

O insigne académico e brilhante comunicador esteve presente nas comemorações do décimo sétimo aniversário da Escola Superior de Educação, tendo apresentado uma excelsa conferência, subordinada ao tema "Balanço do Milénio", que publicamos na presente edição de FORUM MEDIA, juntamente com uma entrevista que amavelmente concedeu a duas alunas finalistas do Curso de Comunicação Social.

Gostaríamos de destacar, entre os artigos de docentes que publicamos, os textos dos professores André Parente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e de Gilson Monteiro, do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Amazonas. A secção Forum Estudante inclui um conjunto de artigos que resultam de trabalhos de investigação realizados na cadeira de Literatura e Cinema, do 4º Ano do Curso de Comunicação Social (Licenciatura).

O lançamento deste nosso segundo número ocorre após a realização do III Colóquio do Curso de Comunicação Social da ESEV que, este ano, foi subordinado ao tema "Os Universos da Comunicação no novo Milénio", e que incluiu comunicações de especialistas em distintas áreas como Mass Media; Cultura, Comunicação e Sociedade; Tecnologias da Informação e Literatura e Cinema. No âmbito deste colóquio contámos com a presença do jornalista Carlos Daniel que abordou o tema "Jornalista: profissão ou destino ?"

Terminamos este editorial recordando, em primeiro lugar, o humanista Inácio de Morais quando, citando os Adágios de Erasmo, dizia que in magnis uoluisse sat est, «nas coisas grandes basta que se tenha desejado» e, em segundo lugar, Plínio-o-Antigo quando refere que Diis lacte rustici multaeque gentes supplicant et mola tantum salsa litant qui non habent tura, «os rústicos e muitas outras gentes, porque não têm incenso, oferecem aos deuses apenas leite e farinha salgada».

Tal como Inácio de Morais, apenas tivemos um singelo desejo: que, no caso presente, este projecto conseguisse vingar como instrumento de cultura e de divulgação do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu. Por outro lado, a Calíope, apresentamos a simplicidade honesta de um trabalho feito de entrega e devoção.

Evocando Fernando Pessoa, que seleccionámos em epígrafe iluminadora, também acreditamos que a vida só pode ser profícua se a existência for inteira, mesmo nas pequenas coisas que fazemos. É este o espírito que sempre nos animará.

 

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

 

FORUM media 2