O I Workshop de Pintura, levado a efeito pelo Gabinete de Organização e Promoção de Eventos do Instituto Superior Politécnico de Viseu, e dinamizado pelo artista plástico portuense Jorge Curval, tinha como objectivo final uma exposição colectiva com os trabalhos desenvolvidos pelos formandos durante as sessões do Workshop.

O resultado não deixa de ser agradavelmente surpreendente.

Tendo como respaldo o desenho, o afastamento do academismo da tela e do óleo que Curval preconiza, radicado no domínio de técnicas mistas e no uso de materiais contemporâneos/mundanos (vernizes, colas, gessos, esferovite, entre outros) aplicados a suportes diversos foi, em primeira instância, assimilado e, paulatinamente, entranhando--se no âmago criativo dos formandos.

A Colectiva mostra-nos um conjunto heterogéneo de trabalhos com o mesmo denominador comum, o domínio. O domínio enlevado de técnicas novas. Equilibrado e mais contido, em uns, libertador e mais efusivo, em outros.

Mas sempre com arrojo criativo em todos.

Criatividade que se manifesta naturalmente de forma diferente, em consonância com as influências cromatizadas em emoções, sentidos e linguagens que corporizam o traço distintivo que nos caracteriza como indivíduos.

Esta exposição não é um ponto de chegada, constitui antes mais uma etapa de um percurso que se deseja um sucedâneo de sucessos.

Alice Piloto

Andrea Carvalho

António Coimbra

Augusta Feliz

Clarinda Oliveira

Elisabete Branquinho

Estela Branquinho

Grácio Freitas

Paulo Medeiros

Sara Conde

Sérgio Amaral