Manuel Marques Cunha

 

BIOGRAFIA:

De génese autodidata, Manuel Marques Cunha (Olen/Nelo Cunha) nasceu em Aveiro em 1964.

Com apenas 4 anos de idade, já "rabiscava" com uns rudimentares e simples lápis de cores, folhas brancas de uma sebenta. Aos 12 anos, já se "aventurava" a desenhar ou a pintar retratos dos seus amigos. As primeiras pinturas infantis, embora ingénuas, éram também autênticamente puristas num estilo "Naif" onde já se denotava a sua natural tendência para os temas astrais.

Após concluir os estudos secundários, decide enveredar pela Publicidade como colaborador "free lancer" e assim permaneceu durante quase sete anos. A premente necessidade de adquirir mais conhecimentos e abrir a mentalidade a novas propostas, leva-o a trilhar inúmeras rotas artísticas e assim, enriquecendo o seu profissionalismo, foi "construindo" morosamente o seu já variado e valoroso currículo.

CURRICULUM VITAE:

Colaborador de agências publicitárias (Audiodecor, Publicações M4 e Danfil) nas áreas de Design, Maquetismo e criação de logotipos ou simbologia publicitária.

Colaborou em pinturas de painéis publicitários e de viaturas comerciais assim como decorador de interiores de estabelecimentos comerciais. Trabalhos de índole publicitária em autocarros de serviços públicos, pavilhões gimnodesportivos, estádio de futebol Mário Duarte e nos certames da Feira de Março, Feira de Livro, Bienais Internacionais de Cerâmica Artística de Aveiro e Agrovouga, entre outros locais do distrito de Aveiro.

Curso de Formação Profissional de Pintor-Decorador Cerâmico (Nível 3) tendo exercido a actividade artística laboral na prestigiada Cerâmica Aleluia em Aveiro. Desenvolvimento de trabalhos artísticos nas áreas da azulejaria clássica (correntes estéticas do Romantismo, Realismo Paisagístico, Naturalismo, Arte Nova e Cercaduras Clássicas).

Curso de História da Azulejaria em Portugal (Partex - CPS - Fundo Social Europeu).

Curso de Design e Comunicação - Artes Gráficas (ARCO - Centro de Arte e Comunicação Visual - Lisboa).

Curso Superior de Design Multimédia - WEB Designer (CESAE - Universidade de Aveiro).

Licenciatura em Belas Artes pela ESBAL

Membro associado da Instituição Académica da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA-Lisboa), em parceria artístico-cultural com o Centro Nacional de Cultura e Fundação Calouste Gulbenkian.

Membro associado da ANAP (Associação Nacional dos Artistas Plásticos - Porto), em parceria com o Comité Nacional Português para a AIAP (Associação Internacional dos Artistas Plásticos) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Membro participante no II e III Congressos Nacionais dos Artistas Plásticos, organizados pela ANAP no Porto.

Membro associado da SAI (Society for Art of Imagination) - Londres - Inglaterra.

Apresentador-Monitor de Belas Artes do Programa "Quartas de Cultura" no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro).

Colaborador dos jornais Diário de Aveiro e Campeão das Províncias na área da História da Arte.

Gerente-Comercial da Moldurstudio, Lda (Estúdio de Arte, Atelier e molduramento) - Gafanha da Nazaré e Aveiro.

EXPOSIÇÕES:

A sua obra "OBERION" foi publicada na famosa revista espanhola Bellart-Bellas Artes (Ediciones Jardin, SL-Madrid - para a Europa e América Latina) tendo sido galardoada com o 1º Prémio.

Realizou 58 exposições até Julho de 2005 (entre individuais e colectivas) com algumas de destaque e de rigorosa selecção, tais como:

Escola Comercial e Industrial de Aveiro, Liceu Homem Cristo - Aveiro, Cine-Teatro Avenida - Aveiro, Hotel da Barra-Ílhavo, Residencial do Alboi-Aveiro, Hotel As Américas-Aveiro, Hotel Afonso V-Aveiro, Centro Comercial Oita - Aveiro, Sociedade Nacional de Belas Artes-Lisboa, Feira Internacional de Lisboa (FIL), Salão de Arte de Plasencia-Espanha (Salón de Otoño), Exponor-Porto, Fundação Cultural Mapfre Vida-Espanha (Premio Penagos de Dibujo), Comemorações dos 500 Anos das Descobertas Portuguesas-Centro Cultural de Belém-Lisboa, Bienal Internacional de Cerâmica Artística-Aveiro, Galeria Municipal de Aveiro (exposição divulgada no programa televisivo "País País" na RTP 1), Galeria de Arte Grade-Aveiro, Galeria Nova Imagem-Shopping Center Colombo-Lisboa, Casa Municipal da Juventude-Aveiro, 35ª Exposição Aveiro Arte na Galeria Municipal de Aveiro, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré-Ílhavo, Centro Recreativo da Câmara Municipal de Estarreja, Feira de Lafões-Oliveira de Frades (Pintura Rápida ao Ar Livre), Galeria Espaço Oikos-Lisboa, Instituto Português da Juventude-Coimbra, Associação Goltz de Carvalho-Figueira da Foz, Casa da Cultura de Paranhos-Porto, Fundação Dionísio Pinheiro-Águeda, Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (Olaria), Bodyland Mega Health Center de Leça da Palmeira - Matosinhos, Galeria Espaço Arte Ditec - Lisboa, Galeria dos CTT-Lisboa, Centro Multimeios-Planetário- Espinho, Mercado Ferreira Borges-Porto (30 Artistas no Porto), Fundação Eng. António de Almeida-Porto (20 Anos de Pintura), Centro UNESCO-Porto (20 Anos de Pintura), Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, Bienal de Artes Plásticas "Cidade de Montijo" (Prémio Vespeira) e Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande... entre outras.

REPRESENTAÇÕES:

Obras representadas no espólio cultural e artístico da Câmara Municipal de Aveiro, Casa-Museu de Estarreja, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré-Ílhavo, Casa da Cultura de Paranhos-Porto, Fundação Mapfre Vida-Espanha, Fundação Dionísio Pinheiro-Águeda, Centro UNESCO-Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida-Porto e em colecções particulares em Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Suiça, Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, Canadá, Venezuela, Ilha da Madeira, Macau e África do Sul.

CONTACTO:

Manuel Marques Cunha

Rua do Canto, 10A 3800-122 Aveiro

E.Mail - neloolen@msn.com

Página anteriorTopo da página