A CIRCULAÇÃO É UMA ROTA - Aguarela, Guache e Pedra Negra Sobre Papel - 29cm x 41cm

 

Percurso pela poesia e pela pintura de nomes que em Viseu nasceram ou viveram uma parte das suas vidas, O Regresso à Condição junta em livro e em exposição alguns dos mais proeminentes criadores do distrito e região de Viseu.

Geografia do pensamento, de emoções e de linguagens que o disseminam, O Regresso à Condição é, simultaneamente, produção e reprodução de uma identidade cultural fortemente eivada de experiências e influências polifacetadas de universalismo.

apresentação

menu autores

imprimir

Galeri@ ispV

 

 

Cristina Ataíde. (Viseu, 1951).

Frequentou Design de Equipamentos e licenciou-se em Escultura pela ESBAL. Desde 1984 tem feito exposições individuais, em Barcelona, em Lisboa, no Porto e em outras cidades, incluindo a sua natal Viseu (Casa Museu Almeida Moreira). A vertente favorita do seu trabalho é a da Instalação. Neste género, teve especial relevo, "Silêncio", na Sala do Veado do Museu de História Natural (1998). Em parceria com Graça Pereira Coutinho, tem em curso uma trilogia de intervenções com a participação de comunidades locais. "Memória", a primeira (2000), na Casa da Cerca em Almada, teve um enorme eco, tanto social como artístico. Interessa-se pela reciclagem de materiais brutos do quotidiano (cabos eléctricos em Braga, banheiras de pedra em Caldas da Rainha, 1996; ex.votos no Museu de Tibães, 1995). Participou de inúmeras exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho experimentou com dimensões muito diferentes , que vão do objecto hibrido de Design em Pedra à Escultura Pública. Recebeu vários prémios e está representada em várias colecções públicas. Trabalha neste momento numa Roça para uma das rotundas de Viseu.