GENIUS LOCI, o espírito do lugar - Tinta Nanquim Sobre Papel de Linho - 52,5cm x 76cm

 

Percurso pela poesia e pela pintura de nomes que em Viseu nasceram ou viveram uma parte das suas vidas, O Regresso à Condição junta em livro e em exposição alguns dos mais proeminentes criadores do distrito e região de Viseu.

Geografia do pensamento, de emoções e de linguagens que o disseminam, O Regresso à Condição é, simultaneamente, produção e reprodução de uma identidade cultural fortemente eivada de experiências e influências polifacetadas de universalismo.

apresentação

menu autores

imprimir

Galeri@ ispV

 

 

Luis Calheiros. (Viseu, 1952).

Curso Superior de Pintura, em 1982, pela antiga ESBAP, Escola Superior de Belas Artes do Porto, actual FBAUP. Frequentou a Licenciatura em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, UC. Foi professor Efectivo de Educação Visual em Viseu, é docente do Ensino Superior Politécnico desde 1991, nas disciplinas teóricas de Estética e Movimentos Artísticos do Século XX (História de Arte), e nas disciplinas práticas de Atelier de Pintura e Desenho. Fez várias exposições individuais e numerosas exposições colectivas. Participou em grandes Exposições nacionais, a convite das respectivas organizações ou seleccionado pelos Júris de Concurso, nomeadamente três Bienais de Arte de Vila Nova de Cerveira, a 3ª Exposição Geral de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, e várias Exposições Gerais de Arte Moderna no Porto, a Grande Exposição ESBAP - FBAUP, no Edifício da Alfândega do Porto; representado em colectivas em Inglaterra, Espanha, Brasil, e Bruxelas, 1º Prémio de Pintura (Prémio Câmara Municipal de Viseu - Fundação Calouste Gulbenkian) do II Salão da Feira de S. Mateus / 1986, Viseu. Está representado em colecções: públicas e particulares, em Portugal e Estrangeiro.