SEM TÍTULO - Esmalte Sobre Madeira - 57cm x 54cm

 

Percurso pela poesia e pela pintura de nomes que em Viseu nasceram ou viveram uma parte das suas vidas, O Regresso à Condição junta em livro e em exposição alguns dos mais proeminentes criadores do distrito e região de Viseu.

Geografia do pensamento, de emoções e de linguagens que o disseminam, O Regresso à Condição é, simultaneamente, produção e reprodução de uma identidade cultural fortemente eivada de experiências e influências polifacetadas de universalismo.

apresentação

menu autores

imprimir

Galeri@ ispV

 

 

Mariano.

"Nasceu em Viseu, já lá vão uns anos. Deram-lhe, então, um nome diferente daquele que agora usa.

......

Não é um académico e não se importa muito. Mas não faz gala disso...

Em (per)cursos de sociabilidade contidas construiu as (suas) malhas de apreciação e reconhecimento do Belo. E foi também com essas malhas que teceu as cores, os volumes e as funcionalidades das suas criações plásticas.

Para um curriculum mais ortodoxo, deixa-se referência a várias exposições individuais - Galeria 22, em Viseu (1986), ACERT, Tondela (1988), Casa Museu Almeida Moreira (1990) e Galeria Municipal de Turismo (1992), em Viseu , uma instalação - AmeiasBar - (1990), em Viseu - e à participação em duas exposições colectivas - Forum Viseu (1987) e Galeria do Auditório Mirita Casimiro, na mesma cidade (1989)".

De um texto de: João Luís Oliva