UMA FAMÍLIA - Acrílico Sobre Tela - 112cm x 137cm

 

Percurso pela poesia e pela pintura de nomes que em Viseu nasceram ou viveram uma parte das suas vidas, O Regresso à Condição junta em livro e em exposição alguns dos mais proeminentes criadores do distrito e região de Viseu.

Geografia do pensamento, de emoções e de linguagens que o disseminam, O Regresso à Condição é, simultaneamente, produção e reprodução de uma identidade cultural fortemente eivada de experiências e influências polifacetadas de universalismo.

apresentação

menu autores

imprimir

Galeri@ ispV

 

 

José Carvalho e Melo (Carvalhal Redondo - Nelas, 1941).

Licenciado em pintura pela E.S.B.A.L., hoje F.B.A.U.L. (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), onde é docente da cadeira de Vitral e regente da cadeira de Mosaico. Membro do Conselho Científico e coordenador do IV grupo de Disciplinas, entre outras funções exercidas na mesma faculdade. Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia das Religiões (Universidadde Nova de Lisboa). Teaching Master no Algonquin College, Department of Visual Arts, Ottawa, Canada (1974 - 1983). Fundador e actual presidente da direcção da Associação Portuguesa do Vidro. Trabalhos plásticos paralelos em cinema, teatro e fotografia. É conferencista de Sociologia e Antropologia da Arte e Fotografia. Representação no Office National du Film (Canadá) e no Office Du Filme Du Québec. Publicações em MCGraw - Hill; Mondia Éditeurs, Québec - Éditions Magnard, Paris; Editorial Gustavo Gili, Barcelona; entre outras. Prémio Constantino Fernandes (1964/65) Participou em inúmeras exposições nacionais e internacionais, destacando-se "Risco Inadiável", na ESBAL (Lisboa); "Terras Raras", Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa); "Josepha - Em Memória de Josepha D' Óbidos" (Lisboa); "Primeira Exposição de Jovens Artistas de Viseu" (Viseu) e "Canadian Artist's Representation Ontario" (Canadá).