Vicente Roberto SGRECCIA

Nascido em: Botelhos - MG - 1944.

Contacto: vrsgrec@terra.com.br

CURSOS

1963 - 1964

Belas-Artes - Escola de Belas-Artes Guignard - B. Hte - MG Pintura com Maria Helena Andrés Mural com Inimá Litografia com Quaglia Xilogravura com Yara Tupinambá

 

1965 - 1966

Belas-Artes - Universidade do Brasil - Rio de Janeiro - RJ Especialização em Gravura com Adir Botelho

 

1972 - 1974

Pedagogia Artística na Hochschule für bildende Künste - Universidade Técnica de Berlim Ocidental - Alemanha Artes Gráficas com Hölter Litogravura e Gravura e Metal com Franozek

 

1975 - 1980

Altamerikanistik Etnologia, História e Arquitetura da América Pré-Colombiana - Curso Principal Etnologia e Literatura Latino-Americana - Cursos Coadjuvantes. Universidade Livre de Berlim Ocidental - Alemanha

 

1981

Defesa da Tese: "Os conflitos entre a igreja e o Estado na política indigenista brasileira - 1500-1978". Obtendo o título de Doutor em Filosofia, com a nota; Cum Laude.

 

BIBLIOGRAFIA

Verbete no Dicionário de Artes plásticas do Brasil - Roberto Pontual - 1º edição - página 488. Verbete na Grande Enciclopédia Delta-Larousse - Publicação Delta - Vol. XI - pag. 6289.

 

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

1966 - Galeria Vernon - Rio de Janeiro - RJ Galeria Grupiara - B. Hte. -MG 1967 - Galeria Celina - Juiz de Fora - MG 1969 - Galeria Varanda - Rio de Janeiro - RJ 1987 - Instituto de Cultura Hispânica - Homenagem a Garcia Lorca - Brasília - DF 1991 - Galeria de Arte - Casa Thomas Jefferson - Brasília - DF

 

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

1965 - Galeria IBEU - A Jovem Gravura Brasileira - Rio de Janeiro - RJ 1966 - Galeria Latino-Americana - Gravadores Brasileiros - Córdoba - Argentina 1968 - Museu Nacional - A Gravura Brasileira - RJ 1970 - Galeria USAID - 3 Artistas Mineiros - Rio de Janeiro - RJ 4º Festival de Inverno de Ouro Preto - Mg - Gravuras - Tendências Várias;

 

1973 - 1980

Coletivas na FBK - Berlim - Alemanha Coletivas nas Galerias heller Engel e Brigitte Wölfer - Berlim - Alemanha. 1975 - Siebente Frühjahrmesse Berliner Galerien - Berlim - Alemanha 1993 - Embaixada da Itália - Brasília - DF 1995 - Renato Magalhães Gouvêa - Esxritório de Arte - SP - Projeto Arte Atual Brasil - (Leilão de Arte - Venda nº 41) - São Paulo - SP. Instituto de Cutura Hispânica - Brasília - DF 1997 - Espaço Cultural Banespa - Patriarca - Diversidade Hoje - São Paulo - SP

 

SALÕES DE ARTE E PRÊMIOS

1963 - 1º Salão de Arte de Juiz de Fora - MG 1964 - 1º Salão de Arte Moderna de Brasília - DF XXXº Salão Universitário de B. Hte. -MG - 3º Prêmio - Gravura XIVº Salão Oficial de Arte Moderna de B. Hte. - MG - 3º Prêmio - Gravura 1965 - Salão Universitário da Universidade do Brasil - RJ - 1º Prêmio - Gravura XXIIº Salão de Arte Moderna de Curitiba- PR - Medalha da Prata - Gravura 1966 - XVº Salão de Arte Moderna - Rio de Janeiro - RJ IIº Salão Universitário da Universidade do Brasil - RJ - 2º Prêmio de Gravura IIº Salão de Arte Religiosa de Londrina - PR 1967 - IIIº Salão de Arte Religiosa de Londrina - PR - Prêmio Especial Governo do Estado do Paraná 1968 - IVº Salão de Arte Religiosa de Londrina - PR - Prêmio Prefeitura Municipal de Londrina - Gravura. 1969 - XXVIº Salão de Arte Moderna de Curitiba - PR - Prêmio Menção Honrosa - Gravura 1970 - IIIº Bienal de Artes Gráficas de Cracóvia - Polônia XIXº Salão de Arte Moderna - RJ - Prêmio Isenção de Júri - Gravura

 

ACERVO

Trabalhos em Coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e Canadá.

 

Na sua experiência na gravura somaram-se as técnicas e a expressividade em sua pintura. Com o tempo, seus quadros tornaram-se de uma singeleza clássica. Dentro da cor expandida, a figura do Homem foi centralizada como a idéia que tenha explicar a sua natureza intrínseca dentro do Universo. O fio de Ariadne resulta na gráfica intenção de explorar o labirinto da vida.Justapondo fases históricas, Sgreccia cria uma pintura despojada, pura, cuidadoso com sua ética e a busca incansável de uma mística que expressa a beleza divina quando embeleza a existência humana. Em sua arte não há exaltação, mas inspiração que alcança significados espirituais profundos, próximos da revelação. Suas figuras simbólicas lançam uma sonda de percepção dentro do mistério profundo do ser. Recebe sugestões da realidade pura e atemporal da Mente, cuja Beleza agora descobre e seus trabalhos procuram esboçar. Em suas telas o lampejo do insight lhe é concedido.

Márcio Sgreccia

 

Página anteriorTopo da página