INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

OFERTA FORMATIVA 2017

O IPV

Mensagem do Presidente

 

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), criado pelo Decreto-Lei n.º 513-T/79, de 26 de Dezembro, é a instituição de ensino superior público cuja área de influência é a vasta região de Viseu.

 

Tem como missão a qualificação de alto nível, a produção do conhecimento, a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes bem como o desenvolvimento e participação em actividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão, transferência e valorização económica do conhecimento científico.

 

O IPV é uma pessoa colectiva de direito público ao serviço da sociedade e goza de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.

 

Hoje é uma referência incontornável da cidade de Viseu e de toda a sua região, assumindo-se desde o seu nascimento até aos nossos dias como motor impulsionador do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e económico, designadamente através das suas actividades de ensino e investigação, de difusão cultural, científica e tecnológica, de parcerias, protocolos interinstitucionais e colaborações com empresas e outras instituições.

 

O Instituto Politécnico de Viseu é composto por cinco escolas superiores – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e Escola Superior de Saúde. Uma comunidade constituída por 6 319 alunos, 405 professores e 229 funcionários.

 

O leque formativo diversificado que disponibiliza, expresso nos cursos de licenciatura, de mestrado e de especialização tecnológica (CETs) ministrados, conjugado com uma estratégia de parcerias com o tecido empresarial, educativo, cultural e social da região, proporciona aos seus diplomados uma rápida inserção na vida activa e, simultaneamente, desenvolvimento e progresso à região e ao país. Muitos dos quadros superiores formados, ocupam lugares de grande relevo em empresas e outras instituições públicas e privadas.

 

Apesar dos resultados alcançados, é um imperativo do Instituto continuar a ajustar-se e a dar resposta às necessidades constantes de formação e aos novos desafios com os quais se vai deparando a sociedade do conhecimento em que vivemos.

 

 

O Presidente do Instituto Politécnico de Viseu

SAS

i

Os Serviços de Acção Social do Instituto Superior Politécnico de Viseu (SAS/ISPV) são:

 

Uma Unidade Orgânica da Instituição, dotada de autonomia administrativa e financeira,

 

Uma estrutura com:

- Estatutos homologados (Desp. 17/ISPV/95 do Presidente do ISPV e publicados no D.R. n.º 224 de 21.10.95, II Série),cujo organigrama    aponta para dois grandes departamentos, complementares:

- Serviços Administrativos e Financeiros, a "face oculta" dos SAS/ISPV, que apoia e suporta todos os serviços prestados aos estudantes,

- Serviços Operativos e de Apoio ao Aluno, a "face visível" dos SAS/ISPV, o contacto directo com o aluno, através de diversos serviços e apoios: bolsas de estudo, alojamento, alimentação, actividades desportivas e culturais.

 

Objectivos

Proporcionar aos seus estudantes mais carenciados as melhores condições de estudo, conducentes a um maior sucesso escolar, através de diversos apoios e serviços, nomeadamente:

 

Apoio social directo

- Bolsas de estudo

- Auxílios de emergência

 

Apoio social indirecto

- Alojamento e alimentação

- Apoio a actividades desportivas e culturais

- Acesso a outros apoios educativos.

 

 

 

INFORMAÇÕES

i

 Vagas e novos cursos

 

Alguns dos pares instituição/curso constantes deste guia podem não abrir vagas para a candidatura de 2017.

 

Até ao início da candidatura de 2017 pode ser autorizado o funcionamento de novos pares instituição/curso; Podem ser introduzidas alterações em pares instituição/curso constantes deste guia (por exemplo na denominação).

 

A informação definitiva sobre os pares instituição/curso do ensino superior público que abrem vagas para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2017-2018, bem como sobre as vagas fixadas, será divulgada através do Guia da Candidatura de 2017 do ensino superior público em www.dges.mctes.pt.

 

O que são os CTeSP?

i

Os Cursos Técnico Superiores Profissionais (CTeSP) são uma nova oferta formativa ministrada no âmbito do ensino superior politécnico com 120 créditos e a duração de quatro semestres letivos. Estes ciclos de estudos têm componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se realiza através de um estágio no final do curso, e pretendem estabelecer uma ponte entre os mundos académico e empresarial. Conferem diploma de Técnico Superior Profissional, de nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida, e permitem ao aluno o prosseguimento de estudos para uma licenciatura na mesma área de estudo e instituição onde concluiu o curso.

 

Candidaturas

Podem candidatar-se aos CTeSP os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Podem igualmente candidatar-se os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

O ingresso realiza-se através de um concurso organizado pela instituição de ensino superior, regulado por diploma próprio.

 

Os estudantes que concluam o CTeSP podem prosseguir para o ciclo de estudos conferente de grau na mesma área.

 

 

CONTACTOS

Serviços Centrais

Instituto Politécnico de Viseu

Av. Cor. José Maria Vale de Andrade

Campus Politécnico

3504 - 510 VISEU

 

Tel: 232 480 700  -  Fax: 232 480 750

e.mail: ipv@pres.ipv.pt

 

www.ipv.pt

Serviços de Acção Social do IPV

Av. José Maria Vale de Andrade

Campus Politécnico

3504 – 510 Viseu

 

Tel: 232 480 690  -  Fax: 232 480 790

e.mail: sas@pres.ipv.pt

 

 

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior

Instituto Politécnico de Viseu

Ed.  dos Serviços Centrais, piso 0

Avª  José Maria Vale de Andrade

Campus Politécnico

3504 – 510 Viseu

 

Tel: 232 480 700  -  Fax:  232 480 750

e.mail: gab.acesso.viseu@pres.ipv.pt

 

Escola Superior

de Educação

Rua Maximiano Aragão

3504 - 501 Viseu

 

 

 

 

Tel: 232 419 000

Fax: 232 419 002

 

e-mail: esev@esev.ipv.pt

 

 www.esev.ipv.pt

 

Escola Superior

de Tecnologia e Gestão

de Viseu

Campus Politécnico

3504-510 Viseu

 

 

 

Tel: 232 480 500

Fax: 232 424 651

 

e-mail: estgv@estgv.ipv.pt

 

 www.esev.ipv.pt

 

Escola Superior

Agrária de Viseu

Quinta da Alagoa

Estrada de Nelas, Ranhados

3500 - 606 Viseu

 

 

Tel: 232 446 600

Fax: 232 426 536

 

e-mail: esav@esav.ipv.pt

 

 www.esav.ipv.pt

 

Escola Superior

de Tecnologia e Gestão

de Lamego

Av. Visconde Guedes Teixeira

5100-074 Lamego

 

 

Tel: 254 615 477

Fax: 254 615 391

 

e-mail:  estgl@estgl.ipv.pt

 

www.essv.ipv.pt

Escola Superior

de Saúde de Viseu

Rua D. João Crisostomo Gomes de Almeida, n.º 102  3500 - 843 Viseu

 

 

 

Tel: 232 419 100

Fax: 232 428 343

 

e-mail: essvgeral@essv.ipv.pt

 

www.essv.ipv.pt

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

CRAV | 2017