marketgloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de marketing

S

 

Sampling - Distribuição de amostras grátis.

Share of Heart - Percentagem de participação de uma marca no coração (parte emocional) do consumidor.

Share of Market - Participação no mercado.

Share of Mind - Percentagem de participação das marcas na memória de um consumidor.

Skimming the market - Desnatação de mercado. Altos preços de um fabricante de produto novo para tirar a "nata" do mercado. Importa dizer que os compradores acima da média estão dispostos a pagar o preço que for pedido. Posteriormente, este pode baixar para ficar ao alcance dos menos abonados ou por ter sido iniciada uma concorrência com produto similar. Contribuição enviada por Fabiano Santos santosfb3@terra.com.br

Slogan - Lema. Imagem de um produto. Frase curta, geralmente incisiva.

Staff - Equipe de apoio

Storyboard - Sequência de ilustrações que dão a ideia de roteiro de um anuncio de TV com as imagens, textos, sonoplastia e descrição técnica. Contribuição enviada por Fabiano Santos santosfb3@terra.com.br

Strategies - Uma estratégia é o caminho através do qual uma empresa atingirá a sua missão (ver mission) e objectivos (ver objectives), maximizando as suas vantagens competitivas e minimizando as suas desvantagens.

Suspects - Pessoas ou empresas que se enquadram no perfil ideal do cliente potencial que se quer atingir.

Switchers - Consumidores que não têm qualquer lealdade às marcas.

SWOT - A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas como parte do planeamento estratégico dos negócios. O termo SWOT representa as iniciais das palavras Streghts (forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura económica e das imposições legais.

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