politécnico de viseu

< início . mensagem do presidente


menu principal

English version English || Español Español

serviços centrais

ensino

ação social

secretaria virtual

e.learning

centro de investigação

mensagem do presidente

 

Presidente do IPV Mensagem do Presidente

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), criado pelo Decreto-Lei n.º 513-T/79, de 26 de Dezembro, é a instituição de ensino superior público cuja área de influência é a vasta região de Viseu.

Tem como missão a qualificação de alto nível, a produção do conhecimento, a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes bem como o desenvolvimento e participação em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão, transferência e valorização económica do conhecimento científico.

O IPV é uma pessoa coletiva de direito público ao serviço da sociedade e goza de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.

Hoje é uma referência incontornável da cidade de Viseu e de toda a sua região, assumindo-se desde o seu nascimento até aos nossos dias como motor impulsionador do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e económico, designadamente através das suas atividades de ensino e investigação, de difusão cultural, científica e tecnológica, de parcerias, protocolos interinstitucionais e colaborações com empresas e outras instituições.

O Instituto Politécnico de Viseu é composto por cinco escolas superiores – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e Escola Superior de Saúde. Uma comunidade constituída por 5000 alunos, 360 professores e 231 funcionários.

O leque formativo diversificado que disponibiliza, expresso nos cursos de licenciatura, de mestrado e Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) ministrados, conjugado com uma estratégia de parcerias com o tecido empresarial, educativo, cultural e social da região, proporciona aos seus diplomados uma rápida inserção na vida ativa e, simultaneamente, desenvolvimento e progresso à região e ao país. Muitos dos quadros superiores formados, ocupam lugares de grande relevo em empresas e outras instituições públicas e privadas.

Apesar dos resultados alcançados, é um imperativo do Instituto continuar a ajustar-se e a dar resposta às necessidades constantes de formação e aos novos desafios com os quais se vai deparando a sociedade do conhecimento em que vivemos.


O Presidente do Instituto Politécnico de Viseu

assinatura

Engenheiro Fernando Lopes Rodrigues Sebastião

imprimir