MARIA DE JESUS MARTINS FONSECA

Breves Notas Biográficas

 

Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Maria de Jesus Martins Fonseca é actualmente Professora-Adjunta de nomeação definitiva da Escola Superior de Educação de Viseu, tendo recentemente exercido as funções de Coordenadora da Área Científica de Ciências da Educação.

Enquanto docente do ensino secundário, participou em órgãos de gestão, nomeadamente na Escola Secundária Emídio Navarro de Viseu.

Da sua actividade de investigação, salientam-se, entre outros, os projectos: O Problema do Outro em Husserl e em Sartre, (já concluído); a iniciar, um projecto na área da Filosofia da Educação e, finalmente, um outro projecto, em equipa, Escola Superior de Educação de Viseu: Quem são os nossos alunos? De onde vêm? (fase já concluída) Que Formação lhes proporciona a ESEV e como lha proporciona? Do transmitido ao recebido - Formas de construção da cultura(s) de aprendizagem na ESEV; Para onde vão os nossos alunos: Histórias de sucesso e insucesso a questionar a Escola (ainda em curso).

A sua colaboração tem-se manifestado também no trabalho interinstitucional com outros colegas, designadamente no projecto Reflexão Participada Sobre os Currículos do Ensino Básico.

Colaboradora de MILLENIUM desde o seu aparecimento em Fevereiro de 1996, Maria de Jesus Fonseca assume a partir de agora funções de sub-directora da revista.

SUMÁRIO