Rádio Politécnico

Emissão - 99/02/09

 

Curso de Comunicação Social a caminho da Licenciatura

 

Em declarações à Rádio Politécnico (quinzenalmente na antena da Renascença/Viseu, às terças-feiras), o Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), João Pedro de Barros, mostrou-se convicto da passagem de bacharelato a licenciatura do curso de Comunicação Social, justificando:

A proposta já está na tutela desde Dezembro último. Tudo indica que a nossa pretensão seja aceite, até porque decorre da própria legislação em vigor. Esta refere que, a nível do ensino politécnico, todos os cursos d e raiz conferem grau. de licenciatura, conclui.

Na mesma altura, segundo João Pedro de Barros, deu entrada no e Ministério da Educação a proposta para a criação da Escola Superior de Comunicação e Artes. Esta futura escola, realça o presidente do ISPV, não só vai receber o curso de Comunicação Social, como, obviamente, absorverá o sector direccionado às Artes. Deste modo esta Escola vem a o encontro das enormes carências existentes nesta área no contexto regional que, a curto prazo, formará os seus próprios técnicos, prescindindo da sua importação de outras zonas do país, destacou João Pedro de Barros.

Voltando ao curso de Comunicação Social, destinado também ao apetrechamento cultural dos jornalistas dos diversos órgãos de comunicação social já em actividade, João Pedro de Barros afirmou que ele tem cumprido a sua função.

Por seu lado, o coordenador do curso de Comunicação Social, criado no âmbito da Escola Superior de Educação em 1995, Alberto Vara Branco, também em declarações à Rádio Politécnico, abordou a evolução do próprio curso, rumo à almejada licenciatura:

E uma evolução natural que entronca na qualidade que o curso já detém junto dos alunos e que urge aumentar, começou por referir, para depois, em jeito de explicação, adiantar:

Esta qualidade tem sido atestada por entidades empregadores. Neste particular, ainda recentemente a própria TVI manifestou a um aluno nosso em estágio o seu agrado, solicitando até que mais alunos oriundos de Viseu fossem chamados.

Quanto às saídas profissionais, Vara Branco, chama a atenção das autarquias, relações públicas e indústria hoteleira para absorverem os alunos de Comunicação Social que saem apetrechados para essas áreas, para além de, naturalmente, os mass media.

 

José Alberto

Técnico-Adjunto Especialista de 1Ş Classe - Relações Públicas - ISPV

SUMÁRIO