REITOR E VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE CHECA DE AGRICULTURA E

DOCENTES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE KALAMATA (GRÉCIA) NO

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU

 

SÓNIA SILVA *

 

No passado mês de Junho, nos dias 28 e 29, visitaram o Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), e a sua Escola Superior Agrária (ESAV), o Reitor, Prof.Jan Hron, e o Vice-Reitor, Prof.Pavel Kovar, da Universidade Checa de Agricultura (Praga), e os docentes do Instituto Politécnico de Kalamata (Grécia), Prof.Vlachopoulos e Prof. Petropoulos. Os primeiros, com o objectivo de dar continuidade a uma cooperação académica iniciada em Março último, aquando da deslocação de uma delegação das instituições portuguesas referidas a Praga, ao abrigo do programa comunitário Sócrates. Os representantes gregos deslocaram-se a Viseu em missão de ensino de curta duração no âmbito do mesmo programa.

Ao longo destes dois dias, as delegações referidas tiveram a oportunidade de tomar contacto com as realidades institucionais e regionais dos seus anfitriões, tendo visitado as instalações e restantes recursos materiais disponíveis. Para além disso, foram inúmeros os contactos com os docentes da área das ciências agrárias, que fizeram acompanhar as referidas visitas de apresentações sobre as actividades desenvolvidas pela ESAV em diversos domínios.

Na manhã do dia 29, decorreu uma sessão conjunta durante a qual o Prof.Pavel Kovar apresentou, a estudantes e docentes, a instituição que representa, tendo manifestado vontade em dar início, com a maior brevidade possível, à implementação das actividades previstas, nomeadamente no que diz respeito à mobilidade de estudantes e docentes. Na mesma sessão, os dois docentes gregos apresentaram duas comunicações científicas subordinadas aos temas "Pomologia na Grécia" (Prof.Petropoulos) e "Nematologia" (prof.Vlachopoulos). Neste conjunto de intervenções foi ainda integrada a comunicação do docente da ESAV Jorge Oliveira , que fez uma apresentação de produtos regionais portugueses certificados.

Para a tarde do mesmo dia ficou agendada a assinatura de um protocolo geral de cooperação entre o ISPV e a Universidade Checa de Agricultura, que decorreu nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Viseu. O referido protocolo permitirá a ambas as instituições definirem anualmente o conjunto de actividades a desenvolver nos seguintes domínios: intercâmbio de estudantes e docentes; investigação conjunta; participação em seminários e conferências; e desenvolvimento de infraestruturas institucionais.

O grupo de visitantes teve, ainda, a oportunidade de acompanhar a cerimónia de lançamento da primeira pedra dos Serviços Centrais do ISPV, que contou com a presença de S.Exª o Ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo.

Finalmente, o ISPV proporcionou aos seus visitantes um espectáculo musical realizado pela Tuna do ISPV, uma oportunidade para o conhecimento de tradições académicas inexistentes nos países que representavam.

___________

* Técnica Superior de "Relações Internacionais" do ISPV

SUMÁRIO