1as. Jornadas de Estudos Ingleses

Das variedades discursivas aos diálogos possíveis

 

Decorreram nos dias 11 e 12 de Março de 1999, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, as 1as. Jornadas de Estudos Ingleses, organizadas pela Área Científica de Inglês da Escola Superior de Educação de Viseu. Tiveram como objectivos:

Participaram docentes e investigadores de diversas instituições do ensino superior, nomeadamente das Universidades de Aveiro, Coimbra, Porto e Vila Real, e das Escolas Superiores de Educação de Castelo Branco, Guarda e Viseu. Contámos ainda com a presença do poeta Landeg White, em colaboração da Comissão Organizadora com o British Council - Lisboa, e da Dra. Luísa Mellid-Franco, do Instituto Camões.

Os trabalhos desenvolveram-se em sessões plenárias (Representations of the Portuguese in American Literature, do Prof. Reinaldo Francisco da Silva; Da Palavra e do Silêncio, ou o Diálogo Impossível em "The Sisters", de James Joyce, do Prof. Abílio Hernandez Cardoso; The Lusiads Translation, de Landeg White; Espaço, Lingua(gem) e Identidade: a propósito de "Translations" de Brian Friel, do Prof. Rui Carvalho Homem), e sessões simultâneas, subordinadas aos seguintes temas:

No final merece referência a Mesa Redonda, moderada pela Prof. Doutora Maria José de Sá-Correia, que procurou fazer a síntese das várias questões abordadas e discutidas ao longo dos dois dias, problematizando e criando um novo espaço de discussão daquilo que se pretendeu a linha orientadora destas Jornadas: Das variedades discursivas aos diálogos possíveis.

Seguiu-se um Dão de Honra e um espectáculo musical no Teatro Viriato.

Aguarda-se, actualmente, a publicação das Actas destas Jornadas (trabalho em curso), pretendendo, ainda, a Área Científica de Inglês da ESEV, dar continuidade a esta iniciativa, dado o balanço muito positivo do trabalho desenvolvido.

SUMÁRIO