Organização Austríaca de Intercâmbio Académico

Osterreichischer Akademischer Austauschiendienst - OAD

Criada pelas Universidades e Academias austríacas em 1961, a Organização Austríaca de Intercâmbio Académico- OAIA é uma instituição não lucrativa que se ocupa de quase todas as matérias que dizem respeito ao desenvolvimento da internacionalização da educação, particularmente na área do ensino superior. Os seus principais objectivos são assim a promoção da mobilidade académica, a informação e prestação de serviços a todas as organizações envolvidas neste processo, bem como aos estudantes, e também contribuir de uma forma positiva para a criação e articulação de novos campos de acção no quadro dos programas que fomentam a internacionalização da educação. A OAIA é a maior e mais importante organização não governamental austríaca envolvida na promoção e administração da mobilidade académica, intercâmbio e programas de apoio.

Esta organização administra um grande número de programas de bolsas para estudantes e académicos em nome de vários Ministérios, como o Ministério da Ciência e Transportes, Educação e Assuntos Culturais, Negócios Estrangeiros e Agricultura e Florestas. Coordena também a participação austríaca nos programas de mobilidade da União Europeia e fornece informação e serviços de aconselhamento a estudantes austríacos que desejem estudar no estrangeiro. Além disso apoia os estudantes e bolseiros estrangeiros através de uma série de serviços de apoio e aconselhamento, nomeadamente programas culturais e de orientação, palestras e visitas guiadas. A OAIA tem também um grande número de publicações destinadas a informar os estudantes austríacos e estrangeiros, bem como os académicos, sobre as oportunidades de estudo na Áustria e um pouco por todo o mundo.

As várias actividades desta organização são coordenadas pelo Secretariado Geral (Zentrale Geschaftstelle) em Viena, mas existem pólos da organização em todas as cidades universitárias austríacas. A OAIA funciona também como autoridade responsável pela distribuição dos fundos e ponto de contacto nacional para os programas comunitários de mobilidade, estando organizada em vários gabinetes, actuando cada um deles em áreas específicas de intervenção da organização:

O Gabinete para a Cooperação Europeia na área da Educação, responsável pela coordenação dos programas da União Europeia na área da educação e mobilidade física que dizem respeito ao ensino superior (ERASMUS / SOCRATES, COMMETT / LEONARDO).

O Gabinete para o Desenvolvimento da Cooperação (Entwicklungshilfe-Referat), que administra os programas de bolsas para alunos e pós graduados dos países em vias de desenvolvimento.

- O Gabinete de Relações Internacionais dividido, por sua vez, em três unidades orgânicas que coordenam as actividades em três áreas estratégicas diferentes:

O Gabinete da Directoria que é responsável pela promoção dos contactos internacionais, bem como pela divulgação e publicações

O Gabinete para os programas de intercâmbio com a Europa Central e de Leste (BAMO) que administra os programas numa região considerada prioritária e que abarca a Bulgária, a Croácia, a Republica Checa, a Hungria, a Polónia, a Ucrânia, a Roménia a Eslováquia e a Eslovénia e além disso funciona como agência nacional dos programas TEMPUS e CEEPUS

O Gabinete para a Cooperação Científica e Tecnológica que administra acordos bilaterais de intercâmbio e programas conjuntos de investigação com França, Hungria, Itália, República Popular da China, Espanha e Reino Unido.

 

Para mais informações contactar:

Secretariado Geral

OAD Zentrale Geschasftsstelle

Dr. Karl Lueguer-Ring 1, A 1010 Vienna

Tel. *431-405 31 50, fax 431-408 17 77

http://www.oead.ac.at

SUMÁRIO