Workshop: Recursos Educativos na Internet

Caramulo, 4 de Maio de 1998

 

Maria do Carmo Andrade *

carmoandrade@mail.telepac.pt

Maria Cristina Azevedo Gomes **

mcagomes@ip.pt

Escola Superior de Educação de Viseu

Centro de Competência Nónio Séc XXI

http://www.esev.ipv.pt/nonio/

 

Introdução

A Internet é, hoje em dia, uma realidade inquestionável que tem vindo a provocar mudanças rápidas e significativas em quase todos os sectores da nossa sociedade. De facto, a possibilidade de aceder e trocar informação de uma forma rápida e global tem vindo a provocar mudanças significativas na forma como vivemos e como trabalhamos.

A questão que se coloca é a de saber que resposta a Escola deve dar a esta nova realidade.

O problema pode ser abordado de duas perspectivas:

Esta "nova alfabetização" é uma via privilegiada de acesso à autonomia levando cada um a comportar-se em sociedade como indivíduo livre e esclarecido. A Escola assume, assim, um papel fundamental na democraticidade e combate à exclusão, dando igual oportunidade a todos os alunos, independentemente do seu contexto social e geográfico.

Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal

A Internet, como meio ou recurso educativo, permite utilizar estratégias que vão de encontro às mais recentes teorias de aprendizagem como as teorias cognitivistas, nomeadamente as de processamento de informação, e as teorias construtivistas. A Internet oferece ambientes abertos e flexíveis, com múltiplas representações em contexto real que permitem ao aluno construir individualmente o seu conhecimento, desenvolvendo capacidades de pesquisa, análise, comunicação e de trabalho colaborativo .

Neste "workshop" abordam-se as potencialidades educativas da Internet nas suas múltiplas vertentes: acesso à informação (WWW) e comunicação (e-mail, grupos de discussão, IRC), e sugere-se a exploração na Web de alguns sítios com interesse educativo.

O que é a Internet?

A Internet é uma rede global de computadores que permite a muitos milhões de utilizadores partilharem e trocarem informação.

Que podemos fazer na Internet?

Que serviços estão disponíveis na Internet?

Que suportes necessitamos para aceder à Internet?

Potencialidades Educativas

A Internet não é apenas uma fonte de recursos, é também uma tecnologia disponível para a comunicação a uma escala global, permitindo a realização de projectos interactivos e colaborativos.

WWW - Que potencialidades?

FTP- Que potencialidades?

E-mail - Que potencialidades?

Newsgroups - Que potencialidades?

IRC - Que potencialidades?

Benefícios:

Com o acesso à Internet, a sala de aula torna-se ainda mais num ambiente de aprendizagem cooperativa, no qual o professor deverá guiar, articular, orientar e inspirar.

Benefícios para os Estudantes

Benefícios para os Professores

Benefícios para a Escola

Endereços na Web onde podemos encontrar alguns recursos educativos:

Recursos gerais

Projectos

Propostas de actividades

Materiais

Critérios de avaliação da informação na Web

Motores de busca

_________________

* Prof. QND da Esc. Sec. de Tondela

** Prof. Adjunta da ESEV

SUMÁRIO