DIA DO ISPV

12 de Novembro de 1999

A Actividade Editorial

SÓNIA SILVA

 

Porque se tratava de um dia especial, o do Instituto Superior Politécnico de Viseu (12 de Novembro 99), quisemos partilhar com todos os presentes nas comemorações a satisfação de poder contribuir para o crescimento e visibilidade desta instituição, quer através de publicações próprias, quer através da criação de oportunidades de publicação para a nossa comunidade académica no seu sentido mais lato, assim como para outros autores com actividade em domínios de interesse para a instituição.

Coube-me, nesse dia, em representação do Departamento Cultural, os Serviços que asseguram a actividade editorial, e do ISPV, de uma forma mais geral, expressar as filosofias, os percursos as emoções que acompanham todos quantos colaboram e se empenham nesta actividade. Como disse, e me apraz repetir, ‘Peço a um livro que crie em mim a necessidade daquilo que ele me traz’ (MONTEREYNAUD,1991:351) é uma expressão de Jean Rostand que traduz bem o espírito de todas as iniciativas do ISPV no domínio em causa. Trata-se não só de veicular interesses confirmados mas também de criar outros, novos, e fazer deles necessidades.

É com este espírito que a equipa editorial do ISPV lança e assegura publicações periódicas, nomeadamente o Guia do Estudante do ISPV, uma brochura para orientação dos estudantes/docentes estrangeiros e, já no seu quinto ano de publicação, a revista Millenium, que inclui apontamentos sobre a vida académica, textos diversos no domínio da educação internacional, artigos de opinião e, ainda, trabalhos de natureza científica produzidos por docentes da casa e colaboradores externos. No que diz respeito às publicações aperiódicas, têm sido várias as iniciativas, das quais foram destacadas:

Finalmente, anunciou-se o lançamento da revista "Forum Media", da responsabilidade do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. Esta revista, que pretende ser um centro de reflexão aberto a todos os interessados no domínio em questão, foi então apresentada através da projecção de um filme da responsabilidade da equipa editorial da mesma.

 

Fontes:

MONTEREYNAUD, Florence (1991) – Dicionário de Citações. Mira-Sintra-Mem martins: Editorial Inquérito.

PINHEIRO, Maria Elisa (org.) (1999) – Escritos de Meninos de Viseu. Viseu: Instituto Superior Politécnico de Viseu.

AEESTV (Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu) (1999) – Pensamentos de uma Capa Negra. Viseu: Instituto Superior Politécnico de Viseu.

SUMÁRIO