UMA PERSPECTIVA

 

 

Desde sempre a Educação foi considerada uma área muito sensível para a evolução das sociedades. Qualquer análise sobre o seu processo histórico evolutivo nos referencia, numa perspectiva epistemológica, essa preocupação igualmente visível na escrita dos cientistas da educação e cultura da antiguidade aos nossos dias.

Conscientes de que as preocupações com a educação interessam cada vez mais a técnicos de educação, mas igualmente a políticos, temos contactado com todos os que se dedicam à dignificante missão de ensinar e promover a cultura.

A responsabilidade da dinamização deste relevante interface entre a cultura e a educação/formação tem sido assumida com vigor e qualidade pela EAIE (European Association For International Education) a que temos a honra de pertencer pessoal e institucionalmente.

Trabalho notável o realizado por esta associação que, em cada reunião anual, nos faz sobressaltar a alma colocando-nos perante a exigência da permanente actualização e inovação educacional.

O Mundo inteiro espera, em cada novo ano, que a EAIE, ao realizar a sua reunião plenária, promova um espaço de liberdade, de troca de experiências, de confraternização entre povos numa perspectiva de progressiva consciência profissional.

A EAIE deve continuar a desenvolver a exaltante tarefa de melhorar o Mundo.

 

JOÃO PEDRO DE BARROS

Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu

SUMÁRIO