E.A.I.E. – ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A EDUCAÇÃO INTERNACIONAL:

INTRODUÇÃO *

 

HILARY CALLAN

Directora Executiva da EAIE

 

 

O que é a EAIE?

 

A EAIE é uma associação profissional não-governamental e com fins não lucrativos. O objectivo da EAIE é estimular e facilitar a internacionalização da educação, em particular do ensino superior, na Europa, e ir ao encontro das necessidades profissionais de indivíduos envolvidos em educação internacional.

A EAIE reúne indivíduos comprometidos num esforço, que é dos mais internacionais – o ensino superior – e, mais especificamente, os profissionais interessados na sua dimensão internacional. Actualmente, a EAIE tem mais de 1900 membros individuais de 65 países, muitos deles reunindo-se na sua Conferência Anual para trocar ideias e opiniões, e que também utilizam a EAIE para o estabelecimento de cooperação em rede, troca de informação e para influenciar o processo de internacionalização do ensino superior na Europa e noutras partes do mundo. A sua independência permite-lhes trabalhar em cooperação com governos, órgãos trans-governamentais, instituições educativas e outras associações para promover os interesses dos seus membros e da educação internacional.

 

O que faz a EAIE?

 

Conferência Anual

A EAIE organiza uma Conferência Anual, aberta tanto a membros como a não-membros, que se tornou um dos acontecimentos mais importantes no calendário educacional europeu, atraindo regularmente mais de 1500 participantes. É uma conferência de trabalho, com poucas sessões plenárias, orientada para as preocupações profissionais de indivíduos que operam no campo da educação internacional no ensino superior. A força motora para a conferência vem do conjunto dos associados da EAIE, que organizam "trilhos" paralelos de sessões nas suas áreas de interesses especializados.

O ambiente da conferência oferece uma oportunidade concentrada para debate, partilha de informação, contacto com colegas e desenvolvimento profissional. Em cada ano é escolhido um local diferente da Europa, permitindo aos participantes o enfoque de questões internacionais da educação num novo cenário cultural. Em 2000, a conferência da EAIE terá lugar em Leipzig, Alemanha, com o tema especial "Re-formar a educação internacional: a via internacional". (Para mais informação, ver os artigos "Re-formar a educação internacional: a via internacional" e "Leipzig 2000" nesta publicação, e a informação regularmente actualizada no website da EAIE http://www.eaie.org).

 

Cursos de Formação

Desde a sua fundação, a EAIE tem reconhecido a importância da formação de profissionais que trabalham no campo da educação internacional. Tradicionalmente, os cursos de formação da EAIE centram-se na administração e na política de educação internacional, e combinam conhecimentos teóricos e práticos com contextos nacionais, institucionais e pessoais. Dos participantes, espera-se um papel activo, num ambiente de formação fortemente interactivo e prático. Os cursos oferecidos em 2000 são descritos em mais pormenor nesta publicação (no artigo "Cursos de formação da EAIE") e no website da EAIE http://www.eaie.org.

 

Publicações e serviços electrónicos.

Uma boa comunicação e a troca de informação são vitais no campo da educação internacional. A EAIE oferece uma variedade de publicações e de serviços electrónicos concebidos para ir ao encontro das necessidades de informação dos seus membros. Estes recebem com regularidade uma revista, EAIE Forum, e um exemplar do Membership Directory, que contém os nomes, endereços e dados de contacto de todos os membros da EAIE – um instrumento valioso para o estabelecimento de cooperação em rede. Ainda este ano, a EAIE tenciona lançar uma versão on-line do Anuário (Membership Directory) no seu website, http://www.eaie.org.

A EAIE publica também uma série de Occasional Papers com a análise mais aprofundada de questões seleccionadas, e é membro fundador da Associação para Estudos em Educação Internacional, que publica o Journal of Studies in International Education (Revista de Estudos em Educação Internacional).

A EAIE edita um forum electrónico chamado EAIE-L, que pode ser utilizado tanto por membros como por não-membros para levantarem questões e discutirem problemas de educação internacional e para busca de instituições parceiras. O website da EAIE fornece informação compreensiva acerca da EAIE, com formulários de inscrição interactivos para muitas actividades da EAIE e um número elevado de links úteis (incluindo bases de dados e busca de parceiros).

 

No seu interesse...

A EAIE actua como advogada e porta-voz dos seus membros, respondendo em seu nome a iniciativas políticas por parte de governos e órgãos governamentais, e revendo, avaliando e recomendando políticas e programas. A EAIE está a ser cada vez mais reconhecida como actor significativo na área, e a sua opinião é solicitada por órgãos e autoridades nacionais e internacionais. As respostas oficiais da EAIE a iniciativas políticas são publicadas sob a forma de Comentários (EAIE Comments), acessíveis no website da EAIE, http://www.eaie.org. Muito recentemente, a EAIE produziu um Comentário sobre a Declaração de Bolonha (Declaração Conjunta dos Ministros Europeus da Educação numa área de ensino superior europeu), no qual vê potencialidades para uma mudança profunda e de largo alcance no ensino superior. A EAIE esforça-se por identificar, de forma pró-activa, os desenvolvimentos e as questões de importância para os seus membros, e por influenciar estes desenvolvimentos no seu interesse.

A EAIE empreende, também, investigação, consultoria e outros projectos para apoiar o objectivo de elevação da qualidade na educação internacional. Se se tiver uma proposta para um projecto que se pense poder interessar a EAIE e os seus membros, contactar por favor o Secretariado da EAIE.

 

Quem pode tornar-se membro da EAIE?

A EAIE acolhe como membros todos os indivíduos interessados e empenhados na internacionalização do ensino superior. Os seus membros são provenientes de instituições de ensino superior, de órgãos educacionais, governamentais e intergovernamentais, não-governamentais e de outras agências envolvidas em educação internacional. Pró-reitores com responsabilidade em relações internacionais, directores e pessoal de departamentos internacionais, educadores e investigadores com envolvimento internacional, avaliadores de credenciais, conselheiros de estudantes estrangeiros, conselheiros de estudos no estrangeiro, especialistas de línguas, administradores que procuram um entendimento dos problemas organizacionais, coordenadores de programas de intercâmbio, pessoal de órgãos nacionais, e outros – todos encontram um terreno comum na EAIE.

 

A estrutura da EAIE

O recém-chegado à EAIE pode ficar confuso com os muitos acrónimos usados na Associação. A maioria deles referem-se às divisões internas da Associação: as Secções Profissionais (PS) e os Grupos de Interesses Especiais (SIG). O mundo dos PSs e dos SIGs é o coração da Associação, a base sobre a qual todas as actividades são construídas.

O que são as Secções Profissionais? Esta pergunta pode talvez ser melhor respondida se se referirem, antes de mais, os Estatutos originais da EAIE, que declaram: "Haverá secções profissionais para servir o desenvolvimento profissional dos membros e oferecer um meio de comunicação e de cooperação activa relativamente a assuntos de mútua preocupação e responsabilidade". Estas Secções Profissionais existem, assim, para facilitar a cooperação em rede e o intercâmbio de informação entre membros envolvidos em áreas particulares de educação internacional. Cada Secção Profissional da EAIE é responsável pelo seu próprio "trilho" de sessões da Conferência Anual da EAIE, estando também activas na formação específica, como grupos de pressão e na disseminação da informação.

Em alguns aspectos, os Grupos de Interesses Especiais são semelhantes às Secções Profissionais, mas constituem redes mais informais de membros da EAIE interessados numa área particular, não tendo as responsabilidades formais das Secções Profissionais.

Actualmente (2000) a EAIE tem oito Secções Profissionais:

 

. ACE – Responsáveis pelos Processos de Admissões e Avaliação de Credenciais

. EBS – Estudos Económicos e Comerciais

. EDC – Cooperação Educacional com Países em Desenvolvimento

. EEPC – Coordenadores de Programas Educacionais Europeus

. IRM – Gestores de Relações Internacionais

. LICOM – Línguas para Mobilidade e Comunicação Intercultural

. SAFSA – Conselheiros de Estudantes Estrangeiros e de Estudos no Exterior

. SWING – Grupos para os Estágios

 

e quatro grupos de Interesses Especiais:

 

. DEN – Rede de Educação à Distância

. IaH – Internacionalização no País

. NESS – Rede de Escolas de Verão Europeias

. RIL – Ligação Investigação/Inovação

No website da EAIE, http://www.eaie.org, encontram-se páginas para as diferentes PSs e para os SIGs, com mais informação sobre os interesses específicos de cada PS e SIG individuais, e sobre as actividades que têm sido empreendidas e/ou em planeamento.

 

Como é dirigida a EAIE?

Os membros da EAIE são fundamentais na estrutura de tomada de decisões da Associação . Todos os Conselhos, Comités e outros órgãos são responsáveis perante os membros em qualquer circunstância. (1)

As questões políticas e a tomada de decisões para a EAIE como um todo constituem uma competência do Conselho Executivo, eleito por todos os membros na Assembleia Geral anual com a ratificação dos resultados de uma votação secreta por correspondência. Por seu turno, o Conselho Executivo nomeia os membros de vários outros comités e grupos de trabalho.

Os Conselhos das várias Secções Profissionais são directamente eleitos pelo conjunto dos membros de cada uma delas. Cada um dos Grupos de Interesses Específicos (organizados mais informalmente) recomenda uma pessoa de contacto.

Em regra, os membros são eleitos para os vários conselhos e comités para um mandato de dois anos, encorajando-se um sistema rotativo (com apenas metade dos membros do conselho a candidatarem-se em cada momento), de modo a haver um fluxo contínuo de ideias novas mas também um sentido de continuidade e de consolidação. A EAIE acredita firmemente na tomada de decisões da base para o topo, encorajando a participação de todos os membros a todos os níveis.

 

Conclusão

O campo da educação internacional está a desenvolver-se a uma velocidade espantosa. Apenas há poucos anos atrás, muitas instituições de ensino superior olhavam a internacionalização como actividade periférica, um luxo para poucos privilegiados. Hoje, uma dimensão internacional é considerada como essencial no ensino superior, e vemos a internacionalização ser integrada nas políticas centrais de muitas instituições. Um sinal muito visível desta mudança tem sido o dramático aumento da mobilidade estudantil, particularmente quando apoiada por programas da Comissão Europeia. Mas a internacionalização tem muitas outras faces. Os desafios do futuro incluem a internacionalização da aprendizagem permanente e a incorporação de uma dimensão internacional na educação de todos os estudantes, e não apenas daqueles que estudam no estrangeiro.

A EAIE é apenas um dos membros de uma família de organizações que existem para apoiar o processo de internacionalização e enfrentar estes desafios. O nosso foco ímpar está orientado para o administrador ou o académico individuais envolvidos na organização deste processo, para os ajudar no seu trabalho, ao facilitar o intercâmbio de informação e a cooperação em rede e melhorando o seu desenvolvimento profissional.

Trabalhamos em conjunto com as organizações nossas irmãs segundo as melhores tradições da educação internacional para facilitar todos os aspectos da internacionalização do ensino superior. Convidamo-vos vivamente a juntarem-se a nós: ansiamos poder beneficiar da vossa capacidade e da vossa experiência, e esperamos poder oferecer-lhes em troca muito enriquecimento pessoal e profissional.

Para mais informação sobre a EAIE, e como tornar-se membro, convidamo-vos amavelmente a visitar o nosso website http://www.eaie.org. ou a contactar o Secretariado da EAIE solicitando um pacote informativo.

 

EAIE

European Association for International Education

PO Box 11189

1001 GD Amsterdam

The Netherlands

 

Tel. + 31-20-5254999

Fax + 31-20-5254998

E-mail eaie@eaie.nl

_____________

* Tradução: Vasco Oliveira e Cunha. Colaboração de Sónia Silva e John McKenny

(1) Os estatutos e os regulamentos da EAIE descrevem a administração da Associação de forma legal/técnica, devendo ser consultados para uma informação mais detalhada.

SUMÁRIO