RE-FORMAR O ENSINO SUPERIOR:

A VIA INTERNACIONAL *

 

BELINDA STRATTON

Técnica de Publicações e Informação, Secretariado da EAIE.

 

 

A 12ª Conferência Anual da EAIE terá lugar em Leipzig, Alemanha, entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro de 2000. O seu tema especial será: ‘Re-formar o ensino superior: a via internacional’.

A conferência da EAIE é um acontecimento de relevância na educação europeia, atraindo regularmente mais de 1500 participantes. Ela oferece uma oportunidade para o debate de políticas e de questões, para o intercâmbio de informação, para a cooperação em rede e desenvolvimento profissional. Em cada ano, é escolhido um local diferente da Europa, possibilitando aos participantes o enfoque em questões internacionais de educação num novo cenário cultural.

 

Re-formar o ensino superior

O tema para a conferência de 2000 foi especialmente seleccionado por forma a atrair a atenção para a ligação entre a dimensão internacional do ensino superior e a transformação do sector no duplo sentido de reforma e de regeneração (re-formar ou remodelar).

No começo do milénio o ensino superior na Europa e no mundo está a sofrer uma mudança sistémica em muitas direcções e a muitos níveis. Algumas destas transformações podem ser planeadas e controladas; outras podem ser ditadas por forças externas. A internacionalização do ensino superior pode actuar como um meio poderoso através do qual a mudança positiva pode ser promovida em todo o sector.

Paralelamente a uma série ou "trilho" de sessões sobre este tema especial, as Secções Profissionais e os Grupos de Interesses Especiais da EAIE oferecerão "trilhos" paralelos de sessões sobre as suas próprias áreas de interesses especializados: gestão da educação internacional, gestão de programas educacionais europeus, línguas para a comunicação e a mobilidade intercultural, admissões e avaliação de credenciais, internacionalização de estudos económicos e comerciais, cooperação educacional com países em desenvolvimento, aconselhamento para estudos no estrangeiro e para estudantes estrangeiros, estágios internacionais, ensino à distância, internacionalização da educação para estudantes não-móveis, escolas de verão internacionais e ligação internacional da investigação e da inovação. Questões mais gerais serão abordadas em sessões adicionais, todas elas contribuindo para um programa intenso e excitante da conferência estendido por três dias.

Fora da actividade agitada do centro de conferência, a EAIE convidar-vos-á também para experimentar alguns dos prazeres da cidade de Leipzig, por exemplo na Sessão de Abertura na Nova Gewandhaus, sede da Orquestra Gewandhaus, e durante o Baile da EAIE na Moritzbastei, uma cave, sede de um clube de estudantes numa antiga fortificação.

Disponíveis, também, como opções extra, workshops especiais de formação pré-conferência sobre skills particulares em educação internacional e um dia de informação destacando aspectos do sistema de ensino superior do país anfitrião e incluindo visitas a instituições locais.

O comité de Planeamento da 12ª Conferência Anual propõe-se organizar uma conferência inovadora e motivadora, discutindo questões de grande actualidade e reflectindo também as preocupações práticas dos profissionais do sector.

Temos a esperança de poder das as boas-vindas a muitos colegas de Portugal na nossa conferência de Leipzig.

Informação Adicional

Para mais informação acerca da conferência da EAIE, convidamo-vos a visitar o website da EAIE, http://www.eaie.org.. Para informação complementar sobre a cidade de Leipzig, onde a conferência deste ano será realizada, veja-se o artigo "Leipzig 2000" nesta publicação.

Um convite para a conferência, contendo um boletim de inscrição e uma informação detalhada do programa, será distribuído em Agosto de 2000.

Se habitualmente não recebe informação da EAIE, e se pretender ser incluído no mailing da EAIE, contacte, por favor, o Secretariado da EAIE através do endereço seguinte:

 

EAIE Secretariat

PO Box 11189

1001 GD Amsterdam

The Netherlands

 

Tel. + 31 – 20 – 5254999

Fax + 31 – 20 – 5254998

e-mail – eaie@eaie.nl

____________

* Tradução: Vasco Oliveira e Cunha. Colaboração de Sónia Silva e John McKenny

SUMÁRIO