12ª CONFERÊNCIA ANUAL DA E.A.I.E.,

30 DE NOVEMBRO – 2 DE DEZEMBRO 2000

 

LEIPZIG 2000 *

 

SVEND POLLER

Director do Centro Internacional da Universidade de Leipzig

 

ULRIKE RENKER

Gabinete de Assuntos Europeus e Internacionais da Universidade de Leipzig;

coordenadora local para a 12ª Conferência Anual da EAIE

 

Leipzig é um bom lugar para receber uma conferência com um tema especial – "Re-formar o ensino superior: a via internacional". Dez anos depois das mudanças políticas de Leste, as gentes, a universidade e a cidade experimentaram reformas em todos os sectores da vida.

Como cidade de comércio, Leipzig esteve sempre aberta para enfrentar novos desafios. Tornou-se famosa a partir do século XV pela sua Feira Comercial, e durante séculos a Feira tem tido uma influência decisiva sobre a cidade e o seu desenvolvimento tornando-se um dos maiores centros de comércio Este-Oeste. A primeira Feira de Amostras (1895) e a primeira Feira Técnica (1918) realizaram-se em Leipzig. Estas feiras criaram uma atmosfera internacional e atraíram gente de todo o mundo estimulando outros sectores da indústria, do comércio e da cultura.

Devido à interrupção da actividade económica na 2ª Guerra Mundial e durante o período da República Democrática Alemã, o papel de liderança de Leipzig não pôde ser mantido. Depois das mudanças políticas de 1989, decidiu-se criar um novo centro de exposições ultra-modernas, um dos maiores da Europa. A Nova Feira Comercial e Centro de Congressos abriu em Abril de 1996. Ela combina um funcionalismo perfeito com aventura e tranquilidade. Uma infraestrutura óptima é assegurada pela sua grande proximidade com o Aeroporto Leipzig/Halle e pelo acesso directo à auto-estrada A14, entre Halle e Dresden. O recinto da feira e a cidade de Leipzig estão ligados por eléctrico e por conexões ferroviárias.

Entretanto, as velhas casas comerciais do centro da cidade foram consideravelmente restauradas podendo ser admiradas em todo o seu esplendor original.

 

 

A Música

A tradição musical de Leipzig contribui igualmente para o bom gosto internacional da cidade. Johann Sebastian Bach, Felix Mendelssohn-Bartholdy e Robert Schumann são três nomes grandes intimamente associados com Leipzig como cidade de música. A Orquestra Gewandhaus tornou-se famosa no mundo sob a direcção de Mendelssohn-Bartholdy, estando também a fundação em Leipzig do primeiro conservatório da Alemanha entre as suas realizações. Músicos famosos como Richard Wagner, Johannes Brahms, Anton Brückner, Peter Tchaikovsky, Gustav Mahler e Edward Grieg estão entre os maestros que aqui dirigiram.

Johann Sebastian Bach trabalhou na Igreja de S. Tomás entre 1723 e 1750 e foi o Thomaskantor (1) do coro dos Meninos de S. Tomás, um dos mais famosos coros infantis do mundo. O 250º aniversário da sua morte será assinalado com um festival no verão de 2000.

Diz-se que a cidade de Leipzig é uma das cidades de rápida expansão dos Novos Estados Federais de Alemanha. Situada no coração da Europa, com a sua tradição de cidade de comércio e com uma universidade prestigiada, Leipzig é um local excelente para reunir gente do leste e do ocidente.

 

A Universidade de Leipzig

A Universidade de Leipzig foi fundada em 1409. No começo do século XIX foi uma das universidade mais populares, juntamente com Berlim e Munique. Sob o regime nazi do Terceiro Reich começou a declinar.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a liberdade académica de ensino e de investigação foram de novo restringidas, desta vez pelas forças de ocupação soviética e pela liderança do partido socialista totalitário, o SED. Para fugir a crescentes pressões políticas e ideológicas, muitos académicos bem conhecidos fugiram para o Ocidente. Foram impostas restrições à autonomia académica e ao envolvimento democrático de membros da Universidade em todas as questões de administração universitária.

Só as mudanças políticas do outono de 1989, que se iniciaram em Leipzig, tornaram possível uma renovação completa a partir do topo. Uma das tarefas principais nascida desta renovação de ideias e de atitudes, de pessoal e da estrutura global académica foi, e continua a ser, uma solução para fazer face à redução drástica do pessoal – o número de empregos caiu de cerca de 14000 para aproximadamente 8.000.

As enormes mudanças operadas em anos recentes re-estabeleceram a Universidade de Leipzig como uma universidade europeia com uma perspectiva global. O número de estudantes internacionais, o êxito do programa SÓCRATES e cursos novos com uma dimensão internacional são uma evidência deste desenvolvimento.

Os contactos com universidades europeias do Leste tem sido tradicionalmente estreito, e a Universidade encontra-se agora numa posição em que pode desempenhar um papel cada vez mais relevante no estabelecimento de pontes entre o Leste e o Ocidente.

As antigas relações com as universidades da Polónia, da República Checa, da Hungria e da Rússia, etc., foram restabelecidas. A experiência e o conhecimento dos nossos colegas destas instituições enriquece as ideias e os debates em curso no campo do ensino superior.

 

Reforma

Muitos sistemas de ensino superior, pelo menos na Europa, sofreram mudanças significativas em anos recentes. O intercâmbio internacional e a necessidade crescente de harmonizar sistemas de educação determinam fortemente as reformas dos sistemas nacionais de ensino superior. A introdução parcial de graus de bacharel e de mestre na Alemanha tem sido entendida como um exemplo destes efeitos.

Leipzig e a sua universidade exemplificam o tema da conferência deste ano porque as mudanças internacionais provocaram, e estão a provocar, reformas significativas na Alemanha e no seu sistema de ensino superior.

Willkommen in Leipzig! (2)

 

Informação adicional

Para mais informação sobre a conferência da EAIE, convidamo-vos a visitar o website da EAIE, http://www.eaie.org.. Ver também o artigo "Re-formar o ensino superior: a via internacional", nesta publicação.

O convite para a Conferência, contendo um boletim de inscrição e mais informação detalhada do programa, será distribuído em Agosto de 2000. Se habitualmente não recebe informação da EAIE, e se pretender ser incluído(a) no mailing da EAIE, contacte, por favor, o Secretariado da EAIE através do endereço seguinte:

EAIE Secretariat

PO Box 11189

1001 GD Amsterdam

The Netherlands

 tel +31-20-525 4999

fax +31-20-525 4998

e-mail eaie@eaie.nl

___________

* Tradução: Vasco Oliveira e Cunha. Colaboração de Sónia Silva e John McKenny

(1) Em alemão, no texto.

(2) Benvindos a Leipzig! Em alemão, no texto.

SUMÁRIO