Editorial

 

Este número de MILLENIUM, que agora vem a lume, não sendo um número temático, marca o retorno, ainda que (talvez) breve, da revista ao seu formato habitual e familiar; por outro lado, esta edição de MILLENIUM, a última antes de férias, sai, por isso mesmo, ligeiramente mais cedo do que o previsto, a fim de todos podermos contar com a sua companhia e desfrutar a sua leitura durante o bem merecido repouso que se avizinha.

Como já tínhamos anunciado em editorial anterior, e decorrendo ainda o Ano Mundial da Matemática, a secção Educação, Ciência e Tecnologia, é-lhe, mais uma vez, inteiramente dedicada.(1) Nesta secção e durante este ano, o destaque pertence exclusivamente (ou quase) à Matemática. Que nos perdoem, pois, os leitores menos amantes da coisa matemática, já que aqueles que a têm por paixão bem nos compreendem e nem sequer nos desculpariam se não lhe fosse dado lugar de honra. Em qualquer dos casos, esta distinção justifica-se plenamente face à importância histórica e primordial da ciência matemática, bem como à sua relevância, cada vez maior, no mundo actual, bem ainda como às comemorações que agora a celebram, reconhecendo-lhe assim o seu papel e o seu valor.

Aproveitando, também, a presença e a participação do ISPV na recente reunião da EURASHE - European Association of Higher Education(2) - realizada em finais de Maio em Creta, Educação sem Fronteiras apresenta uma síntese dos principais temas aí abordados, sem prejuízo de, ulteriormente, retomarmos, com mais desenvolvimento e profundidade, não só algumas dessas temáticas, como a própria EURASHE enquanto organização.

Na brevidade (propositada) deste editorial, MILLENIUM não pode deixar de desejar a todos umas boas férias. E até Outubro!

 

 

Maria de Jesus Fonseca

 

___________________________

1 Cf. Millenium, n. 17.

2 Já que a sua designação, porque necessariamente breve e geral, pode levar a formar uma ideia algo falseada da natureza desta Associação, esclarecemos precisando que se trata de uma Associação de Instituições de Ensino Superior não Universitário.

SUMÁRIO