Apresentação da obra "Jesus de Nazaré"

e dos Serviços da Capelania do ISPV

 

FERNANDO ANGLEU *

 

No passado dia 12 de Janeiro realizou-se, pelas 18h00, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do ISPV, uma sessão de apresentação da tradução da obra "Jesus de Nazaré". Igualmente se aproveitou esta ocasião para apresentar publicamente os Serviços de Capelania do ISPV.

"Jesus de Nazaré", da autoria do conhecido biblista espanhol José Maria Casciaro, também director da Bíblia de Navarra (ainda em fase de publicação), foi traduzida por Geraldo Morujão, capelão do ISPV com a colaboração de alunos seus da Escola Superior de Educação e do Instituto Superior de Teologia de Viseu.

Presidiu à sessão o Presidente do ISPV, Prof Doutor João Pedro Barros, estando em lugar de honra o Senhor Bispo de Viseu, D. António Monteiro. Assistiram, além dos Presidentes dos Conselhos Directivos das Escolas Integradas no ISPV, um grupo significativo de professores, funcionários, alunos e convidados, entre os quais se destacavam autoridades civis e militares.

A sessão começou com palavras de saudação do P. Geraldo Morujão, capelão da instituição. Apresentou, com suporte informático, o plano do serviço de Capelania do ISPV, pois é o Capelão da Instituição nomeado pelo Prelado da Diocese. Em seguida fez a apresentação do orador convidado, o Prof. Doutor Luís Fonseca, Catedrático de História da Universidade do Porto, nome muito conhecido pelas suas publicações e por ter integrado a Comissão Nacional dos Descobrimentos.

Na sua magnífica dissertação, o orador sublinhou "a actualidade da publicação de uma obra destas pelo Departamento Cultural do ISPV, quando se celebram os 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo. Esta notável obra, à luz dos avanços das ciências bíblicas na actualidade, permitirá a um vasto e variado público estudar e, sobretudo, encontrar-se com a figura sempre actual e sempre fascinante de Jesus Cristo."

Na sessão também usou da palavra a Eng.ª Helena Rocha, Directora da DIEL, distribuidora exclusiva da obra, que "agradeceu ao Instituto Superior Politécnico a possibilidade concedida para a distribuição de uma obra de tanta qualidade."

A cerimónia terminou com as palavras do Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Prof. Doutor João Pedro Barros: "é uma honra o ISPV publicar esta obra. Terminada que foi a primeira fase da formação dos nossos professores, terminada que foi a primeira fase dos espaços físicos, chegou o momento de dar projecção ao ISPV. São já várias as obras publicadas pelo Departamento Cultural do ISPV, existem hoje 5500 alunos em formação inicial perfazendo no total cerca de 7000 alunos no ISPV, temos um corpo docente de 200 mestres e quase 100 doutores. Pensamos estar no bom caminho, projectando a cidade, a região e o país. Lamentavelmente temos ouvido dizer que não existe ensino superior em Viseu. Existe ensino Universitário e Politécnico em Viseu que tem feito um trabalho notabilissimo em projectar a cidade no país e no estrangeiro. Custa ouvir aos mais responsáveis transmitir aos mais desatentos esta insciência.

A apresentação da capelania insere-se na necessidade de trazer reflexão aos nossos alunos. É necessária a reflexão nesta área e noutras áreas. Queria agradecer de forma profunda a presença do Senhor Bispo que ajudou a resolver o problema da Escola Superior Agrária e ao Senhor Professor Luís Fonseca pela magnífica apresentação da obra."

Foi oferecido um Dão de honra, o que proporcionou um salutar convívio entre os presentes.

________________________

* Auxiliar Técnico do ISPV

SUMÁRIO