Concurso de Ideias na ESTV

 

O Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia de Viseu levou a cabo este ano (199/2000) a segunda edição do Concurso de Ideias, um projecto que nasceu em 1998 com o objectivo de estimular "a produção de ideias para actividades económicas que apresentem aspectos inovadores a nível de produtos e serviços ou a nível interno, de produção, organização, comercialização ou outros", pretendendo "fomentar a criatividade e espírito empreendedor e apoiar, simultaneamente, as iniciativas de criação de empresas".

Este concurso foi aberto a toda a população actualmente ligada ao ISPV, ou que já o tenha sido anteriormente, como alunos, docentes e funcionários em geral, e teve o apoio da Caixa Geral de Depósitos, do BIC-NIT e do IAPMEI.

Na entrega dos prémios, que teve lugar no dia 15 de Junho no Auditório da ESTV, estiveram presentes o Drš Alfredo Simões (Director do Departamento de Gestão), o Presidente do Conselho Directivo da ESTV, o Gerente da Caixa Geral de Depósitos, representantes do NIT-Viseu e do IAPMEI e também a coordenadora do concurso DrŠ Maria Dulce Santos.

Foram atribuídos prémios a dez ideias apresentadas tendo sido o primeiro atribuído a Paulo Manuel Fonseca Direito que apresentou um trabalho sobre " Castanha de Marvão", um projecto de transformação e comercialização de um dos produtos mais importantes para a economia da zona norte do distrito, e ao qual foi atribuído um prémio de 500 contos.

O 2š prémio, de 350 contos, foi atribuído ao trabalho Natura-Viseu, um projecto de transformação e aproveitamento de resíduos provenientes das explorações agrícolas, um trabalho conjunto de Carlos Miguel Sousa, Margarida Teresa Correia Marques, Nuno Rodriges e Sérgio Lopes. Por sua vez, Paulo Manuel Moreira de Carvalho, José Júlio Rebelo Correia, Francisco José de Bastos e José Augusto dos Santos Marques receberam o Terceiro prémio, no valor de 250 contos, com o seu trabalho Artenet, um projecto de comercialização inovadora, a partir das novas tecnologias, de produtos artesanais provenientes de todo o distrito.

Com uma adesão cada vez maior, já que este ano se apostou mais na divulgação e apoio aos concorrentes, o Concurso de Ideias vai continuar com a terceira edição no ano de 2000/2001 e os organizadores prometem algumas novidades.

SUMÁRIO