Notícias do Ano Mundial da Matemática - 2000

 

AVELINA RAÍNHO

 

1) A International Mathematical Union publicou mais um boletim informativo - a Newsletter 9 Autumn 2000 - documento que inclui as seguintes comunicações, disponíveis na Internet:

 

2) De entre os eventos realizados, no âmbito das comemorações do Ano Mundial da Matemática 2000, o nosso destaque vai para os seguintes:

- A Matemática e o seu Papel na Civilização

Esta foi a primeira conferência internacional realizada no âmbito do Ano Mundial da Matemática. Decorreu entre 11 e 14 de Janeiro de 2000, na Universidade de Macau, e foi organizada por uma comissão luso-chinesa, presidida por Iu Vai Pan, Reitor da referida Universidade. A Comissão Científica, presidida por J. L. Lions, primeiro Presidente da IMU (International Mathematical Union), seleccionou um grupo de oradores convidados, orientados para três grandes tópicos: Matemática, História e Cultura;Tecnologia e Desenvolvimento; Computadores e Sociedade de Informação.

- Conferência sobre MATHEMATICS AND THE CENTURY

Esta Conferência decorreu no hotel Tiba Rose, no Cairo-Egipto, entre 15 e 20 de Janeiro de 2000. Foi um evento da iniciativa da International Mathematical Union.

- Quinto Forum das Jovens Matemáticas

O "Fifth Forum of Young Mathematicians" decorreu no Instituto Henri Poincaré em Paris, França, durante os dias 21 e 22 de Janeiro de 2000. Trata-se de um encontro anual que constitui uma excelente ocasião para trocas científicas e proporciona às jovens investigadoras a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos num ambiente estimulante. Este ano, inseriu-se no programa francês para o Ano Mundial da Matemática. Do seu programa destacamos os debates "Historical approach to relations between women, science and technology" e "Parity in the scientific community".

O programa deste forum está disponível no web-site: http://www.desargues.univ-lyon1.fr/home/fem/agjan00.html

- RPA-MATHS (Raising Public Awareness of Mathematics)

Elevar o reconhecimento público da Matemática é provavelmente o objectivo mais importante que presidiu originalmente à iniciativa de organizar o Ano Mundial da Matemática 2000. E há boas razões para tal ...! Espalhar posters com mensagens matemáticas em lugares públicos, fazer vídeos, produzir booklets, organizar exposições e actividades relacionadas com a Matemática, entre outras iniciativas, são meios de que a European Mathematical Society seleccionou para atingir esse objectivo. Todavia, de 3 a 5 de Março, organizou, em Paris, um encontro entre os diferentes parceiros, num contrato com a União Europeia, ao abrigo do programa Raising Public Awareness of Science and Technology, onde as questões relativas a este tema estiveram em agenda. O principal impacto da campanha coordenada que resultou deste contrato deve ser visível na European Science and Technology Week, que decorrerá de 6 a 12 de Novembro de 2000, prevendo-se que muito do material preparado para a campanha venha a ser útil no futuro em muitos outros contextos.

Aproveitamos para informar que os posters submetidos a concurso para o Ano Mundial da Matemática - posters com um tema matemático e apelativos para a matemática e sua utilização - constituem uma galeria disponível na Web (http://www.mat.dtu.dk/ems-gallery).

A Comissão da European Mathematical Society também está interessada em coleccionar dados de artigos sobre matemática que apareçam nos principais jornais nacionais dos diferentes países.

O projecto RPAMaths, no seu todo, conta com o considerável esforço de indivíduos dos diferentes países da Europa, que, em trabalho pós-laboral têm trabalhado e trabalham para este projecto.

 

No Porto, na Faculdade de Ciências, realizou-se, nos dias 8 e 9 de Junho, um encontro sobre este tema.

Na Universidade de Coimbra, de entre um vasto leque de iniciativas, destacamos este ciclo de conferências, onde colaboraram alguns grandes nomes da matemática contemporânea.

Em Lisboa, merece também destaque o ciclo de conferências, a realizar às quintas-feiras, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Este ciclo de conferências foi organizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

 

Esta publicação, fundada em 1939 por António Ribeiro, Bento Caraça e outros ilustres matemáticos portugueses, foi relançada, este ano, pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

 

3) Para o mês de Outubro de 2000, foram agendados os seguintes eventos:

Dias 2 - 4 Chandigarh (India)

Conferência Internacional sobre "NumberTheory & Discrete Mathematics", em honra de Srinivasa Ramanujan. A organização esteve a cargo do Centre for Advanced Study in Mathematics, Universidade de Punjab.

Dias 3 -5 Goa (India)

Simpósio Internacional sobre "Applications of Computer Algebra" (ISACA'2000).

Dias 5 - 8 Belgrado (Yugoslavia)

X Congress of Yugoslav Mathematicians.

Dias 6 - 8 Atenas (Grécia)

Athens 2000 Schoolchildren at peace with maths! A organização foi da S.Avgoulea-Linardatou School.

Dias 8-12 Heidelberg (Alemanha)

Simpósio sobre "Trends in Nonlinear Analysis" (TiNA 2000).

Dias 20-21 Seoul (Coreia)

Conferência sobre "Mathematics in the New Millennium".

Dias 20-22 Genebra (Suiça)

Simpósio Internacional "One Hundred Years of L'Enseignement Mathématique"

Dias 23-25 Casablanca (Marrocos)

III Conferência Internacional sobre "Applied Mathematics and Engineering Sciences" (CIMASI'2000).

Dias 23-27 Manila (Filipinas)

III Asian Mathematical Conference (AMC2000)

Dias 28-30 Nice (França)

Mathématiques en Méditerranée

Evento organizado pela Association des Professeurs de Mathématiques de l'Enseignement Public

 

**

 

4) Mas o Ano Mundial da Matemática ainda não terminou e, por isso, ainda é possível participar nas seguintes iniciativas:

Novembro

Dias 6 - 7 Funchal (Portugal)

XI Seminário de Investigação em Educação Matemática

Dias 6-12 Paris (França)

European Science and Technology Week : RPA-MATHS project

Dias 6-31 Orsay (França)

"Un monde Fractal" e festival de filmes de matemática

Dias 8 - 11 Funchal (Portugal)

XVI Encontro Nacional de Professores de Matemática

Dias 10-12 Athens (Grécia)

17º Panhellenic Conference of Mathematical Education: Mathematics, a Key for Development and Greece: Birthplace of Mathematical Thought

Dias 13-17 Manzanillo (Cuba)

VII Congresso de Mathematics and Computer Science ( COMPUMAT2000 )

Dias 16-17 Palaiseau (França)

Conferência Internacional sobre Les Mathématiques dans l'Industrie et les Services

Organização da École Polytechnique

De 12 de Outubro a 3 de Dezembro de 2000 Bolonha (Itália)

Exposição Mathematics, Arts and Technology: from Escher to Computer Graphics. Pinturas, desenhos e esculturas de Escher, Saffaro, Reuterswardt, e Ferguson, bem como vídeos e demonstrações em computador.

Dias 19 e 26 de Outubro; 2, 9, 16, 23 de Novembro; 7 de Dezembro - Bolonha (Itália)

Mathematics and Cinema

Filmes sobre matemática ou matemáticos, comentados pelos seus autores e matemáticos.

 

Dezembro

Dias 11-14 Aukland (Nova Zelândia)

TIME 2000 - Conferência Internacional sobre Technology in Mathematics Education

Evento organizado pela Universidade de Auckland e Auckland Institute of Technology
Dias 26-31 Rehovot (Israel)

Schur Memorial Workshop European Community TMR

Workshop no Weizmann Institute

 

* - Para mais informações sobre estes eventos, pode consultar-se a Agenda Conferences in Mathematics (ACM). http://acm.emath.fr/

Das iniciativas levadas a efeito em Portugal, tencionamos dar conta no próximo número da Millenium. Todavia, salientamos, desde já, as seguintes:

1- Ministério da Educação

Inovação Curricular em Matemática
Março - DRE Lisboa

Matemática e Arte

Abril - DRE Alentejo
Matemática e Sociedade
Maio - DRE Norte
A Matemática e as Crianças
Outubro - DRE Algarve
Matemática e Tecnologia
Novembro - DRE Centro

 

VISITA À ESCOLA SECUNDÁRIA D. LUISA DE GUSMÃO

EXPOSIÇÃO de MATEMÁTICA e EXIBIÇÃO de VÍDEOS no DES

"LIFE BY THE NUMBERS"

A fim de ser divulgada pelas escolas, o Departamento do Ensino Secundário e o Departamento da Educação Básica adquiriram a série americana de 7 episódios intitulada "Life by the Numbers", with Danny Glover, 1998, traduzido por "A Matemática e o Homem", legendado em Português, com locução de Eládio Clímaco.

 

2- Expresso de 18/03/2000 (Revista)

Matemática
2000 ano da Matemática

"Conferências, vídeos, livros e um pouco de escultura assinalam em Portugal o Ano Mundial da Matemática. Uma iniciativa a que o EXPRESSO se associa, lançando um concurso para jovens estudantes e prometendo regressar a este tema nas próximas edições e nestas mesmas páginas."

Nuno Crato, o autor deste extracto, além de algumas considerações interessantes, apresenta um panorama das iniciativas dirigidas ao Ano Mundial da Matemática, realizadas ou a realizar pelo país, e cria expectativas sobre um poderoso contributo da imprensa para a divulgação do Ano Mundial da Matemática e dos seus objectivos em Portugal.

 

3- Animática 2000

Um extracto do texto que constitui a divulgação desta iniciativa é, a nosso ver, a melhor maneira de a apresentarmos. Assim:

"É no interior deste quadro de referência que nos propomos desenvolver um projecto de intervenção artística Animática 2000 onde a Matemática seja o centro de todas as coisas, não a pensando enquanto mais uma disciplina dos curricula, mas sim enquanto área do conhecimento que é fundamental para o desenvolvimento desse pensamento global e complexo. Queremos, em suma, trabalhar sobre as estruturas do pensamento matemático enquanto instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de certas áreas do nosso cérebro, jogando sobre a sua dimensão lúdica, mágica e misteriosa, mostrando na prática aquilo de que Fernando Pessoa falava quando dizia que O Binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo.

Com a Animática 2000, um projecto que liga duma forma íntima a arte e a ciência, não queremos construir um casamento de conveniência que se desfaça logo que se acabem as comemorações do Ano Mundial da Matemática, mas sim desenvolver algo que sirva de igual modo o teatro e a matemática, não enquanto realidades independentes mas na perspectiva de uma terceira realidade que será resultado desta aliança, uma realidade mestiça.

O projecto Animática 2000 encontra-se dividido no seguinte conjunto de actividades:

 

  1. Produções Teatrais
  2. Visitas Animadas ao Teatro
  3. Ateliers
  4. Formação
  5. Concurso
  6. Ciclo de Cinema e Vídeo
  7. Conferências "

 

4- Recepção na Presidência da República

No âmbito do Ano Mundial da Matemática, a Presidência da República ofereceu uma recepção a matemáticos e docentes de Matemática portugueses pelo contributo prestado para o desenvolvimento desta ciência e disciplina escolar. Durante a cerimónia, que decorreu a 2 de Outubro, pelas 18 horas, no palácio de Belém, o Senhor Presidente da República agraciou nove investigadores e docentes de Matemática e condecorou a Sociedade Portuguesa de Matemática, concedendo-lhe o grau de Membro Honorário da Ordem de Instrução Pública. Como representante da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Educação de Viseu, foi convidada e esteve presente a Docente Professora Doutora Maria Avelina Rainho.

SUMÁRIO