REFORMAR O ENSINO SUPERIOR – A VIA INTERNACIONAL

12ͺ CONFERÊNCIA ANUAL DA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA A EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

30 NOVEMBRO-2 DEZEMBRO 2000

LEIPZIG – ALEMANHA

SÓNIA SILVA *

 

REFORMAR O ENSINO SUPERIOR

A assinatura da Declaração de Bolonha por um número considerável de países europeus constituiu um passo importante na reforma do ensino superior por via internacional. Esta Declaração tem como objectivo estabelecer mecanismos que proporcionem uma melhor compatibilidade entre os diferentes sistemas educativos e, consequentemente, estimular a mobilidade internacional de estudantes. Muitos países estão já a implementar as linhas de orientação aqui definidas. A Alemanha, a título de exemplo, introduziu recentemente os graus de bacharelato e de mestrado numa perspectiva de compatibilidade internacional, no sentido de reforçar uma política educativa de abertura. Muito se ouvirá falar deste tipo de iniciativas/programas em Leipzig. O ensino superior também pode ser reformado internacionalmente através da mobilidade de estudantes ou de estratégias de marketing diversas. Estes são apenas alguns exemplos do tipo de temas que estarão em discussão nesta conferência. Muitos outros tópicos serão abordados.

A CONFERÊNCIA E SUA ESTRUTURA

De 30 de Novembro a 2 de Dezembro de 2000, Leipzig será o centro da educação internacional. Profissionais desta área, provenientes dos mais diversos países, reunir-se-ão nesta cidade no âmbito da 12ͺ Conferência Anual da EAIE (European Association for International Education – Associação Europeia para a Educação Internacional). A conferência está organizada em torno de um conjunto de linhas temáticas simultâneas, sendo que cada uma delas inclui um determinado número de sessões.

Para além disso, estão previstas algumas actividades pré-conferência, com início a 29 de Novembro, que incluem um curso de orientação (com a duração de um dia) para os profissionais recentemente chegados ao domínio de actividade da internacionalização da educação. Ainda neste âmbito, será organizado um dia informativo sobre as reformas do ensino superior, que inclui visitas a diversas instituições em Leipzig e nas suas imediações. Como já vem sendo hábito, haverá, igualmente, um conjunto de workshops que oferecerão inúmeras oportunidades de formação interactiva (29 de Novembro e 30 de Novembro de manhã). Em paralelo às workshops, decorrerá também uma sessão de boas-vindas para os estreantes da Associação. Finalmente, será organizado um seminário conjunto da EAIE e ACA (Academic Cooperation Association – Associação para a Cooperação Académica)–, subordinado ao tema "Putting Research Into Practice".

A abertura oficial da conferência terá lugar no dia 30 de Novembro, na parte da tarde, no "Neue Gewandhaus", o impressionante centro de concertos de Leipzig. As noites serão preenchidas com actividades sociais, destinadas a proporcionar a divulgação da rica história cultural desta cidade.

As Actividades Pré-Conferência

A conferência abre oficialmente no dia 30 de Novembro, no entanto serão organizadas actividades opcionais a partir do dia 29, incluindo:

14 workshops;

um dia informativo sobre a reforma do ensino superior;

um seminário conjunto (EAIE/ACA) sobre a aplicação da investigação;

uma sessão especial sobre o sistema de ensino superior alemão;

uma sessão de boas-vindas para os que participam pela primeira vez nestas conferências.

Workshops

Para a promoção do desenvolvimento interactivo das competências profissionais, o programa da conferência inclui as seguintes workshops:

International Credential Evaluation

Tópicos: metodologia da avaliação credencial, as tendências da avaliação credencial no que diz respeito ao reconhecimento académico e profissional; a construção e o uso de fontes (...).

Data/hora: 29 Nov. – 09.00h-18.00h.

Crisis Management in Practice

Tópicos: situações de crise enfrentadas pelos estudantes internacionais nas instituições anfitriãs (problemas de saúde, uso de drogas, acidentes...); estratégias de prevenção/gestão de crises; psicologia de crise (...).

Data/hora: 29 Nov. - 09.00h-17.00h.

An Orientation on the Internationalisation of Higher Education

Tópicos: importância da internacionalização do ensino superior; programas de apoio relevantes; aspectos mais importantes do ambiente de trabalho (...).

Data/hora: 29 Nov. - 09.00h-17.00h.

Putting Principles into Practice: support systems for international students

Tópicos: sistemas administrativos institucionais, processos de comunicação, serviços de apoio social e a forma como estes afectam os estudantes internacionais (informação fornecida, apoio contínuo, avaliação, programas de reorientação...).

Data/hora: 29 Nov. – 09.00h-17.00h.

Cross-Cultural Networking Skills

Tópicos: estabelecimento e gestão de redes; a dimensão humana e as competências comunicativas da interacção/cooperação.

Data/hora: 29 Nov. – 14.00h-17.00h.

The Administration of International Student Mobility Programmes: criteria, critique and evaluation

Tópicos: administração de programas de mobilidade de estudantes e crítica/avaliação de práticas (instrumentos de investigação/avaliação; os meios sociais e culturais; procedimentos/estruturas administrativas das instituições de ensino superior...).

Data/hora: 29 Nov. – 14.00h-17.00h.

Changing Perspectives: towards better understanding in intercultural interaction

Tópicos: competência intercultural; comunicação intercultural (...).

Data/hora: 29 Nov. – 14.00h-17.00h.

Internationalisation at Home – Status and Future

Tópicos: experiências internacionais para estudantes não móveis (internacionalização dos curricula; a sala de aulas internacional e a aprendizagem intercultural; a diversidade cultural na instituição; a utilização das novas tecnologias da informação/comunicação; implicações administrativas da internacionalização da instituição; contextos...).

Data/hora: 29 Nov. – 14.00h-17.00h.

International Summer Schools – rethinking rivalries

Tópicos: as rivalidades institucionais e as escolas de Verão (recolha de informação; marketing e recrutamento; natureza e qualidade das escolas de Verão; auto-avaliação).

Data/hora: 30 Nov. – 09.00h-12.00h.

Reforming Higher Education Through North-South Cooperation

Tópicos: cooperação institucional Norte/Sul ( contributos para a inovação educacional; práticas).

Data/hora: 30 Nov. – 09.00h-12.00h.

Internationalisation and Quality Management

Tópicos: avaliação da internacionalização; sistemas de qualidade; práticas.

Data/hora: 30 Nov. – 09.00h-12.00h.

The Chief International Officer as Change Agent – a management workshop

Tópico: os gabinetes/técnicos de relações internacionais como agentes organizacionais de internacionalização/mudança (desenvolvimento profissional/práticas).

Data/hora: 30 Nov. – 09.00h-12.00h.

Building Cross-Cultural Teams, Implications for Management

Tópicos: equipas multi-culturais e gestão inter-cultural como aspectos-chave da internacionalização (o "Modelo de Desempenho em Equipa"; o "Modelo de Aprendizagem Cultural").

Data/hora: 30 Nov. – 09.00h-12.00h.

International Work Placements: how can we access them and ensure good quality?

Tópicos: gestão de estágios internacionais e qualidade (preparação, supervisão e avaliação).

Data/hora: 30 Nov. – 09.00h-12.00h.

Dia Informativo Sobre Reformas no Ensino Superior Internacional na Região de Leipzig

No dia 29 de Novembro serão organizadas oito excursões em e nos arredores de Leipzig, que permitirão a visita a instituições de ensino e o contacto com as suas realidades no que se refere a actividades de internacionalização:

Universidade de Leipzig – Reforma do Ensino e da Investigação (estudo de dois casos): apresentação de dois projectos internacionais inovadores – "Programa Internacional de Estudos Físicos" (um programa em inglês com 70% de estudantes internacionais) e "Centro para as Ciências Cognitivas" (dedicado à cooperação internacional e interdisciplinar).

Cursos de Gestão na Universidade de Leipzig – A Escola de Gestão de Leipzig: workshop em cooperação com outras escolas de gestão, com a apresentação de diferentes modelos educativos privados na área da gestão, na Alemanha; apresentação do projecto WINFOLine" (sistema de aprendizagem baseado na Internet).

A Escola de Artes de Leipzig: visitas à Escola Superior de Música e ao teatro "Felix Mendelssohn Bartholdy"; discussão sobre barreiras linguísticas e ambiente social referentes aos estudantes estrangeiros e suas expectativas profissionais, etc.; concerto de estudantes; visita às instalações da Escola de Artes e convívio com estudantes estrangeiros.

Universidade de Halle-Wittenberg – Entre o Iluminismo e a Globalização: visita ao museu "Georg-Friedrich-Hande"; visitas às instalações da Universidade (e convívio com os docentes/estudantes do curso internacional de pós-graduação em "Agricultura Sustentável na Europa Central e de Leste"), ao "Interdisciplinary Centre for European Enlightenment Studies" (centro de investigação) e à Fundação Francke.

Departamento de Floresta da Universidade Técnica de Dresden – Quando a Tradição se Encontra com o Internacionalismo: visita às instalações e contacto com a actividade internacional; convívio com estudantes internacionais; apresentação de projectos internacionais; visitas ao Jardim Botânico ou à "Exposição Sobre Floresta e Caça" (Grillenburg).

Universidade de Ciências Aplicadas de Mittweida e Universidade de Tecnologia de Chemnitz: ensino tecnológico inovador: visita à Universidade de Ciências Aplicadas de Mittweida, incluindo o seu Centro de Media, e apresentação do novo programa de mestrado em "Gestão Industrial e Media"; na segunda universidade referida, será apresentado o "Modelo Chemnitz" (programa especial que liga o estudo da tecnologia às humanidades e ciências sociais), seguido de discussão e de uma passagem pelo Centro Internacional da Instituição.

Universidade de Minas e Tecnologia de Freiberg - da Prata ao Silicone: visita às instalações da Universidade, incluindo o Instituto de Metalurgia Física e/ou o Instituto de Metalurgia Não ferrosa e Materiais Superpuros; contacto com a experiência internacional da instituição, seguido de um passeio por Freiberg e uma visita guiada à mina de prata que está a ser gerida pela Universidade.

A Universidade de Jena: Projectos de Internacionalização em Direito: apresentação dos programas "Direito e Línguas" (aprendizagem dos sistemas legais de outros Estados nas línguas respectivas; preparação para a prática legal internacional...), "Certificado em Terminologia Legal", e do programa intensivo "Segurança Social na Europa".

Seminário Conjunto EAIE/ACA: a Investigação em Prática

Este seminário fará uma abordagem do estado actual da investigação e da análise no domínio da cooperação internacional no ensino superior. O desenvolvimento da cooperação internacional, das estratégias internacionais e dos esquemas de controlo da qualidade está a suscitar um crescente interesse por estas questões e são cada vez mais os estudos de investigação relacionados com estas áreas. O seminário, que decorrerá no dia 30 de Novembro, entre as 09.00h e as 12.30h, pretende fomentar o diálogo entre investigadores e implementadores ligados à internacionalização da educação, em torno de questões ligadas à utilidade dos estudos desenvolvidos até ao momento.

O Sistema de Ensino Superior Alemão

Esta sessão, que terá lugar no dia 30 de Novembro, entre as 09.00h e as 12.00h, estará dividida em três partes: introdução/explicação sobre os diferentes tipos de instituições de ensino superior na Alemanha; descrição da diversidade de graus atribuídos por essas instituições; descrição das actividades actualmente desenvolvidas para integrar o ensino superior alemão na "Área Europeia de Ensino Superior", de acordo com a Declaração de Bolonha.

Sessão de Boas-vindas aos Novos Participantes

Todos os anos, cerca de um terço dos participantes nesta conferência são profissionais que estão a tomar contacto com esta iniciativa pela primeira vez. Se está nestas condições, não deverá faltar à sessão de boas-vindas organizada pela EAIE (30 de Novembro, entre as 10.30h e as 12.00h), onde poderá aprofundar o seu conhecimento acerca dos objectivos e ideias da EAIE enquanto organização e ficar com uma ideia mais clara acerca da estrutura da conferência.

Sessões da Conferência

O programa central da conferência inclui mais de 70 sessões, sobre vários tópicos ligados à educação internacional, que se encontram em 15 linhas temáticas paralelas:

- Linha Temática 1: Re-Forming higher education: the international way

Opening Session: No need to go abroad? Guest-host student interaction or intercultural learning at home ( 30 Nov. – 13.00h-14.30h).

Life-long learning and higher education: new ways and means through SOCRATES/GRUNDVIT (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

Re-forming higher education: the marketing way (1 Dez. –11.00h-12.30h)

Regional Identity: the meaning of region and the cultural process of region-making (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

Challenges in the growth and quality control of transnational education (1 Dez. – 11.00-12.30h)

Internationalisation now and then: three scenarios for the coming decade (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

Re-forming higher education: the alumni way (2 Dez. – 11.00h-12-30h)

The role of international cooperation in reforming Palestinian higher education (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 2: Admissions Officers and Credential Evaluators (ACE)

Opening Session: Bridges over troubled waters – recognition issues in the Bologna process ( 30 Nov. – 13.00h-14.30h)

British-based external examinations and beyond (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

The problems of federal states in issuing recognition and credential evaluation: Switzerland and Germany (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

Transnational education – challenges and problems (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

The role of credential evaluation networks in Europe (and beyond) (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

2.06. The upgrading of post-secondary vocational education in some European countries: Bulgaria and Estonia (2 Dez. – 14.30h-1600h)

- Linha Temática 3: Economics and Business Studies (EBS)

3.01. EBS Opening Session and Open Meeting (30 Nov. – 13.00h-15.30h)

3.02. An international component in the curriculum (1 Dez. – 09.ooh-10.30h)

3.03. Franchising international education (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

3.04. Business ethics and gender (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

3.05. Executive case studies : an international dimension for student understanding of policy (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

3.06. Beyond employability (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

- Linha Temática 4: Educational Cooperation with Developing Countries (EDC)

4.01Opening Session: Reforming higher education: potentials and challenges of cooperation with developing countries (30 Nov. – 13.00h-14.30h)

4.02. Update on European programmes INCO DC and ALFA (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

4.03. Cuba: a different approach to higher education (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

4.04. Management of reform of the Universidad Nacional (Costa Rica) as a topic of intercultural cooperation (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

4.05. African languages Lexicol project (‘ALLEX’) (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

4.06. Capacity building in higher education (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 5: European Educational Programme Coordinators (EEPC)

5.01. Opening Session: Academic mobility – motivation and management (30 Nov. – 13.00h-14.30h)

5.02. SOCRATES – the East-West experience (1 Dez. - 09.00h-10.30h)

5.03. Leonardo da Vinci II: the first year (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

5.04. ALFA is back (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

5.05. Will the new EU recommendation help to overcome obstacles to mobility? (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

5.06. Thematic networks – knowledge for all (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

5.07. EU-China Higher Education Cooperation Programme (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 6: International Relations Managers (IRM)

6.01. Opening Session: Difficulties in attracting students and administrators to institutions in non-capital cities (30 Nov. – 13.00-14.30h)

6.02. ECTS – European Credit System as an instrument for internationalisation: transparency and equivalency in student mobility (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

6.03. What is IRM’s profile? (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

6.04. Evolution by association: institutional change through international partnerships (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

6.05. Re-forming higher education: ethnic minority integration (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

6.06. The new IRM profile: developing sessions for Tampere (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 7: Languages for Intercultural Communication and Mobility (LICOM)

7.01. Opening Session: Strategies to develop wider knowledge of European languages (30 Nov. – 13.00h-14.30h)

7.02. DIALANG: a new European system for diagnostic language assessment (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

7.03. International cooperation in developing tests for academic purposes (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

7.04. Intercultural experiences of international students (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

7.05. International programmes in higher education: learning through a foreign language or content and language integrated learning? (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

7.06. Assessing secondary students in English: TOEFL and APIEL (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 8: Study Abroad and Foreign Student Advisers (SAFSA)

8.01. SAFSA Opening Session and Open Meeting (30 Nov. – 13.00h-15.30h)

8.02. Safety and responsability in study abroad: a transatlantic dialogue (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

8.03. Attention and support for exchange students (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

8.04. Bringing a new professionalism to study abroad advising (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

8.05. A screen to lean on – Internet-based counselling for students abroad (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

8.06. Foreign student lectures – a project for active contribution to the community (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

8.07. Discrimination, racism and international education (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 9: Stage, Work Placement and Internship Group (SWING)

9.01. Opening Session: Hosting incoming student trainees – keys to success (30 Nov. – 13.00h- 14.30h)

9.02. European Career Orientation: a preparatory module for international internships and jobs (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

9.03. Stages for international office staff (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

9.04. Globalisation of the job market for engineers – its influence on the internationalisation of education (2 Dez. – 14.30h-16.00h)

- Linha Temática 10: Distance Education Network (DEN)

10.01. Opening Session: The cultural component of global distance learning (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

10.02. Using ICT in internationalising higher education (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

- Linha Temática 11: Internationalisation at Home (IaH)

11.01. Internationalisation at Home – a new challenge for internationalisation (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

- Linha Temática 12: Network of European Summer Schools (NESS)

12.01. Achieving a balanced curriculum in international summer schools (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

- Linha Temática 13: Research and Innovation Liaison (RIL)

13.01. Towards a new European research policy (30 Nov. – 13.00h-14.30h)

- Linha Temática 14: National Education Systems

14.01. Transformation of higher education systems in the post-Soviet states (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

14.02. Australian higher education re-formed: the influence of international students (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

14.03. Sharing Innovations, strengthening partnerships: Canada and Europe (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

14.04. The higher education system in China: current state and future challenges (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

14.05. Update on higher education in Japan (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

14.06. How to integrate Turkish universities into the EU educational systems (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

14.07. Higher education in Cuba: an introduction (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

14.08. Reform in Austrian higher education: from three systems to one? (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

14.09. Changes in the education system of Bulgaria (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

- Linha Temática 15: Geral

15.01. Global on-line learning: innovative approaches for the future (30. Nov. – 13.00h-14.30h)

15.02. Bologna Declaration – where are we in the process? (09.00h-10.30h)

15.03. Electronic data delivery speeds access to critical university data (1 Dez. – 09.00h-10.30h)

15.04. European diversity: an asset not an obstacle (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

15.05. Rebuilding South-Eastern Europe: the role of students and student organisations (1 Dez. – 11.00h-12.30h)

15.06. The role of higher education in the stability pact for South-eastern Europe (1 Dez. – 14.30h-16.00h)

15.07. Working with international alumni (1 Dez. – 14.30-16.00h)

15.08. Marketing European higher education (1 Dez. – 16.30h-18.00h)

15.09. Students as agents of internationalisation, a UNICA session (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

15.10. EU education and training programmes with non-member countries (2 Dez. – 09.00h-10.30h)

15.11. On-line and for-profit: new issues in international education (2 Dez. – 11.00h-12.30h)

15.12 Programmes for international students in the Eastern/Central European region: challenges and opportunities for programmes offered in English or German.

O Mercado de Informação

Com 1000 m2 de espaço de exposição, o Mercado de Informação deste ano é uma excelente oportunidade para contactar com representantes de instituições de ensino superior (e domínios afins) de todo o mundo.

O Mercado estará em funcionamento das 09.00h às 18.00h, de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, podendo ser facilmente visitado entre sessões ou à hora de almoço, já que está localizado na área multi-usos do Centro (Nível Exposição e Nível 1 da Conferência). Para quem pretender apresentar os serviços, bens e actividades da sua instituição de ensino superior, este é o forum perfeito (os interessados poderão contactar: ICEF – International Consultants for Education and Fairs – tel.+49-30-3276140; fax. +49-30-3249833; e-mail. icefberlin@icef.com).

Secções Profissionais da EAIE

De forma a facilitar o contacto com profissionais com os mesmos interesses, o programa da conferência encontra-se construído em torno de Secções Profissionais que representam domínios e preocupações específicos acerca da educação internacional. Se pretender aprofundar o seu conhecimento acerca de uma destas secções, poderá estar presente numa das suas reuniões abertas. Cada Secção Profissional organizará uma reunião aberta, no dia 30 de Novembro à tarde, numa sala determinada, onde decorrerá a maior parte das sessões relativas a esse domínio. Durante a reunião, poderá ter acesso a uma informação mais detalhada acerca das actividades e eventos especiais organizados por essa mesma secção. As reuniões abertas abordam, igualmente, questões mais administrativas, tais como as eleições anuais.

Grupos de Interesse Especiais da EAIE

Os Grupos de Interesse Especiais da EAIE proporcionam o funcionamento de um forum de natureza mais informal para os membros da Associação que partilham interesses particulares, representando áreas da educação internacional de reconhecida importância. Actualmente, os grupos são os seguintes: Rede de Educação à Distância (DEN – Distance Education Network); Internacionalização Intra-institucional (IaH – Internationalisation at Home); Rede de Escolas de Verão Europeias (NESS – Network of European Summer Schools); e Ligação Investigação/Inovação (RIL – Research and Innovation Liaison). Ao longo da conferência, estes grupos organizarão reuniões e eventos especiais. Todos os participantes são benvindos, não só para assistir como também para contactar com profissionais das mesmas áreas e colaborar no planeamento de actividades futuras.

Reunião Geral da EAIE

Todos os participantes estão convidados a participar, e expressar os seus pontos da vista sobre a Associação, na Reunião Geral da EAIE, que decorrerá no dia 1 de Dezembro da parte da manhã. A agenda incluirá a eleição de um Vice-Presidente e de novos membros para o Comité Executivo de 2001, a apresentação de um relatório sobre as actividades/resultados do ano transato, assim como de uma declaração financeira relativa a 1999 e o orçamento para 2001. As actividades futuras da EAIE estarão igualmente em discussão, sendo que somente os membros da Associação terão direito a voto, ainda que a sessão esteja aberta a todos os interessados.

Concurso de Fotografia

Mais uma vez, a EAIE organizará um concurso de fotografia na sua conferência anual. Os participantes inscritos serão convidados a apresentar até um máximo de 5 fotografias da conferência, numa das três categorias definidas, havendo a possibilidade de atribuição de um prémio especial. Todas as fotografias premiadas serão publicadas no relatório da Conferência, assim como no website da Associação.

EVENTOS ESPECIAIS/PROGRAMA SOCIAL

Os eventos especiais previstos pela organização têm como objectivo enriquecer as experiências dos participantes, numa combinação de descontracção e estímulo intelectual.

Plenário de Abertura e Recepção

O Neue Gewandhaus foi o local escolhido para dar início à conferência. Neste local, no dia 30 de Novembro, entre as 16.30h e as 19.30h, terá lugar o Plenário de Abertura e Recepção. O Neue Gewandhaus, construído em 1981, é a sala de concertos da Orquestra de Gewandhaus, fundada em 1743. Neste moderno edifício, o Reitor da Universidade de Leipzig, Prof Dr Volker Bigl, anunciará a abertura oficial da conferência. Calorosas boas vindas serão apresentadas por Joan Anton Carbonell (Universidade Autónoma de Barcelona), o Presidente da EAIE em 2000. De seguida, o Prof Dr Hans Meyer (Ministro de Estado do Sachsisches Staatsministerium fur Wissenschaft und Kunst) fará uma estimulante introdução à conferência, apresentando os seus pontos de vista sobre a temática escolhida e a actual situação do ensino superior na Europa. Após um curto interlúdio musical, o Dr Christian Bode (Secretário Geral da Daad – Deutscher Akademischer Austauschdienst- Serviço Alemão de Intercâmbio Académico) marcará o 75Ί aniversário da Daad. O Plenário de Abertura será imediatamente seguido da Recepção de Abertura, que proporcionará a todos os presentes o reencontro de velhos conhecidos e novos contactos, assim como a oportunidade de fazer planos para os dias seguintes, num ambiente informal e descontraído.

Concerto no Neue Gewandhaus

Quando pensamos em Leipzig, de imediato nos ocorre o nome de Johann Sebastian Bach. Tendo vivido nesta cidade entre 1723 e 1750, foi Director Musical na Igreja de São Tomás. Bach realmente deixou a sua marca na cidade de Leipzig e, ao longo deste ano de 2000, estão a ser organizadas inúmeras actividades para comemorar o 250Ί aniversário da sua morte.

Se pretender apreciar a música de Bach neste ano especial, então não poderá faltar ao concerto organizado no Neue Gewandhaus para os participantes da conferência. Logo após o Plenário de Abertura e Recepção, o Bachorquester de Leipzig tocará o 5Ί Brandenburgisches Konzert de Bach, entre outros. Assim, porque não completar a sua noite com um toque cultural indo a este impressionante concerto (das 19.30h às 20.30h)?

O Baile da EAIE no Moritzbastei

Um dos pontos altos do programa social da conferência será o já conhecido Baile da EAIE, este ano no histórico Moritzbastei, a partir das 20.00h no dia 1 de Dezembro. Este Forte foi construído entre 1551 e 1553 sob ordens do Eleitor Moritz von Sachsen. Depois da Segunda Grande Guerra, as celas subterrâneas do Moritzbastei foram preenchidas com os escombros dos edifício destruídos da cidade, e, durante décadas, foi votado ao esquecimento, tendo sido coberto por todo o tipo de vegetação. No entanto, em 1973, um grupo de estudantes, à procura de um local que pudesse servir-lhes de clube estudantil, redescobriram as suas ruínas. Em 1974, o Moritzbastei foi oficialmente entregue aos estudantes que iniciaram uma operação de limpeza às celas. Oito anos, 150 000 horas de trabalho não pagas e 40 000 m3 de "debris" depois, o Moritzbastei estava finalmente pronto para a sua nova vida enquanto clube estudantil. Desde então, tem sido utilizado para concertos, representações, conferências e muitas outras actividades. O Baile da EAIE irá, este ano, acrescentar-se a esta lista. Para uma excelente noite, venha ao Baile da EAIE, circule pelas celas subterrâneas, sinta a atmosfera histórica e aprecie um delicioso buffet. Depois, dance ao som da música de Werner Weber e os seus Blues. Ou aprecie os sons de piano, acompanhado por um requintado vinho. Para os mais entusiásticos haverá um D.J..

Cerimónia de Encerramento

No dia 2 de Dezembro, entre as 16.30h e as 18.00h, a Cerimónia de Encerramento proporcionará uma oportunidade de reflexão sobre a conferência de 2000 e sobre as perspectivas futuras da EAIE. Nesta ocasião, será efectuada uma breve apresentação de Tampere, a cidade finlandesa onde terá lugar a conferência da EAIE em 2001. Como convidado especial, estará presente Walter Christian Steinbach, Presidente do Distrito de Leipzig. Após a Cerimónia de Encerramento, haverá uma recepção informal destinada a proporcionar aos participantes um espaço de reflexão descontraído sobre a conferência e eventos associados.

A CONFERÊNCIA E OS SEUS ESPAÇOS

Após a reunificação da Alemanha seguiu-se um período de transformações profundas na famosa cidade de Leipzig, incluindo o restauro de edifícios históricos, a renovação da estação central e, claro, a abertura do novo Centro de Feiras. Com um amplo leque de instituições de ensino superior, incluindo a segunda mais antiga universidade alemã, Leipzig encontra-se profundamente influenciada pelas inúmeras transformações mundiais ao nível do ensino superior. Todas estas reformas estão a conferir a Leipzig um protagonismo notável enquanto centro internacional de conhecimento e negócios. Trata-se de uma cidade que vale realmente a pena visitar e um lugar perfeito para a organização de uma conferência sobre a reforma do ensino superior.

A conferência terá lugar no recente e moderno Centro de Congressos de Leipzig, uma unidade do Centro de Feiras da cidade, aberto em Abril de 1996. Todas as sessões e workshops, reuniões e mercado de informação decorrerão neste local, com excepção de algumas actividades pré-conferência que terão lugar na Universidade de Leipzig. No Centro de Congressos foram já organizados inúmeros eventos, incluindo feiras e convenções internacionais. Localizado a norte do centro da cidade, é um local de fácil acesso através de transportes públicos e dispõe de um amplo espaço para estacionamento.

Com um programa que aborda as mais variadas questões dentro da temática central definida, a conferência da EAIE atrai anualmente mais de 1600 profissionais da área do ensino superior. A conferência oferece oportunidades únicas para o estabelecimento de valiosos contactos e, eventualmente, laços de cooperação.

PROPINAS DE INSCRIÇÃO

Qualidade da Inscrição

Antes de 13 de Outubro

Depois de 13 de Outubro

Oradores

NLG 775 / EUR 351.68

NLG 775 / EUR 351.68

Membros EAIE 2000

NLG 775 / EUR 351.68

NLG 900 / EUR 408.40

Não-Membros

NLG 975 / EUR 442.44

NLG 1100 / EUR 499.16

Acompanhantes

NLG 50 / EUR 22.69

NLG 50 / EUR 22.69

 

Nota: inclui acesso às sessões do programa central, sessões de abertura/recepção e encerramento, almoços e passe de transportes públicos (as restantes actividades são pagas à parte).

LEIPZIG

No coração da Europa, a meio caminho entre Oslo e Roma, Barcelona e São Petersburgo, está a mais antiga cidade comercial da Alemanha – Leipzig. Fundada há mais de 800 anos, no ponto de cruzamento de duas importantes rotas comerciais, a via imperii e a via regia, esta cidade cedo se tornou num abastado e florescente centro de comércio internacional.

Em 1497, foi atribuído a Leipzig o Privilégio Imperial das Feiras e, desde então, o comércio das feiras determinou a configuração da cidade. Em 1996, foi aberto o novo e moderno Centro de Feiras, anunciando uma nova era na história da cidade.

Centro de Conhecimento

O "Glass Hall" do novo Centro de Feiras chama-nos de imediato a atenção, pelas suas semelhanças com o Palácio de Cristal de Londres, onde, em 1851, decorreu a primeira exposição mundial. Este ano, Leipzig fará parte da Expo2000. Um dos projectos de Leipzig é a preservação do livro, o que não é surpreendente já que a cidade é o ponto central da actividade editora da Alemanha. Foi aqui que, em 1660, se publicou o primeiro jornal diário alemão. Uma cópia do mesmo poderá, provavelmente, ser encontrado na biblioteca da universidade, que dispõe de uma colecção de mais de 3 milhões de livros. A Universidade de Leipzig, é a segunda instituição de ensino superior mais antiga da Alemanha (fundada em 1409). Nos seus museus, a Universidade dispõe de um amplo leque de artefactos, com origem no Antigo Egipto, na Roma e Grécia Clássicas e na Europa contemporânea. Os amantes da natureza não devem deixar de visitar os jardins botânicos da Universidade, com as suas mais de 900 espécies de plantas. Os mais interessados em arte poderão gostar de visitar uma das muitas galerias de Leipzig, o Museu de Artes Visuais ou a Biblioteca da Cidade.

Leipzig e a Música

Um dos mais famosos compositores do mundo inteiro, Johann Sebastian Bach, foi maestro e organista na Igreja de São Tomás durante mais de 25 anos. Embora esteja ali sepultado, o seu espírito continua vivo e a sua música eterniza-se nas actuações do Coro desta igreja. Este ano, Leipzig comemorará o 250Ί aniversário da morte de Bach com um festival internacional.

Depois de uma visita a esta igreja, porque não fazer um intervalo para um café no "Coffe Baum", ou para uma cerveja no "Ohne Bedenken"?. Não se esqueça de visitar também o mercado de Natal de Leipzig, a funcionar a partir de 1 de Dezembro. Por fim, não poderá deixar de ir ao "Neue Gewandaus", a famosa sala de concertos da cidade, conhecida pelas suas excelentes condições acústicas e pela sua orquestra, a mais antiga da Alemanha. Os participantes da conferência terão a oportunidade de conhecer este local no Plenário de Abertura e Recepção e, ainda, no concerto de Bach, que faz parte do programa social.

O Desenvolvimento de Leipzig

O comércio, a educação e a música reúnem milhares de pessoas nesta cidade e criam uma atmosfera de liberalismo e confiança na cidade. Em 1989, Leipzig mostrou o caminho para a reunificação da Alemanha. Os "Crentes pela Paz" da Igreja de São Nicolau, as demonstrações de massa e outros eventos inspiraram este ponto de viragem e são hoje objecto de renovação no projecto Expo2000. Agora que a reunificação é um facto, Leipzig pode encarar o futuro com confiança.

Através de diversas reformas económicas e culturais, a cidade pretende tornar-se um dos maiores centros de progresso da Europa neste milénio.

Muito mais haveria a dizer sobre Leipzig... mas venha e descubra por si todos os seus mistérios.

EXCURSÕES PÓS-CONFERÊNCIA

Se não está a pensar em deixar Leipzig logo após a conferência, porque não participar numa das excursões especialmente organizadas pela EAIE? Não perca a oportunidade de conhecer a encantadora cidade de Leipzig ou de explorar Dresden, MeiBen ou Weimar.

Leipzig – Visita Guiada a Pé pelo Centro da Cidade

Um passeio a pé pelo centro de Leipzig dar-lhe-á uma impressão inicial da riqueza do seu passado e da vivacidade do seu presente. Visitará os Paços do Concelho Renascentistas, maravilhosas casas, a Universidade e a conhecida Opera, assim como o Gewandhaus. Passará por estabelecimentos tradicionais, pelas áreas comerciais mais modernas, acabando na Igreja de São Tomás, onde se encontram sepultados os restos mortais de Bach.

Dresden e MeiBen – Duas Cidades Românticas

Dresden, a antiga residência real, é hoje a capital do Estado Livre da Saxónia. O seu carácter foi definido pela glória da família real de Wettin. Durante o reinado do Eleitor Frederico Augusto I, mais conhecido como "Augusto o Forte", Dresden tornou-se uma das mais bonitas cidades alemãs. Poderá confirmar esta ideia numa visita ao seu centro histórico. A Igreja Protestante Frauenkirche foi destruída durante a Segunda Grande Guerra e está actualmente a ser restaurada. A Opera Semper, O Castelo Real, o Castelo Zwinger e a Galeria de Artes são famosos a nível mundial. Poderá usufruir de uma bela vista do Vale Elbe se optar por viajar num dos teleféricos mais antigos do mundo. Depois de um almoço num romântico restaurante, chegará a MeiBen, a cidade das "Espadas Azuis". MeiBen é o berço do Estado da Saxónia. A sua história milenar reflecte-se em edifícios como a Catedral, o Castelo de Albrechtsburg e a Fábrica Real de Porcelana.

Weimar – uma Visita à Cidade Europeia de Cultura 1999

Ao longo de um dia de visita guiada, poderá seguir os passos do Classicismo alemão. Nos inícios do séc. XIX, Weimar, a capital do antigo Ducado da Saxónia, tornou-se a casa de grandes escritores, pintores e músicos e era o centro intelectual e cultural da Alemanha. Visite locais associados a nomes como Lucas Cranach, Johann Wolfgang Goethe, Friedrich Schiller e Franz List e tome o gosto à cidade europeia da Cultura de 1999. Após um almoço num hotel encantador, chegará ao Castelo GroBkochberg onde poderá visitar a antiga residência de Verão de Charlotte von Stein, a amiga pessoal de J W Goethe.

 

Fonte: Tradução adaptada a partir de: EAIE (2000) - Invitation. Re-Forming Higher Education: The International way-12th Annual Conference of the European Association for International Education.

___________________

* Técnica-Superior do ISPV, Relações Internacionais

SUMÁRIO