XAI XAI *

 

MARIA ELISA PINHEIRO **

 

Recordo alguns nomes: José Manuel Rendas, Victor Pimentel (Vic), Rogério Prista, Issuf Ahmad(?), Zé Grande e um Joaquim Alberto Chissano.

Dizem alguns, depois de analisadas as datas e o facto de serem muitos irmãos, que não se pode tratar do actual Presidente da República de Moçambique. Talvez não. Mas um homónimo era com certeza e as semelhanças, excepção feita ao tom de pele, que me parece mais claro, são reais: um certo acanhamento, poucas falas, olhar quase sempre baixo, um inclinar de cabeça sempre para o mesmo lado...

Tudo faz lembrar o negrinho que verberei quatro dias seguidos por não conseguir dividir 36 por 9, acertando entretanto divisões enormes.

Bloqueio?

Bloqueio de um lado, teimosia e inexperiência com irritação e puxões de orelhas do outro, começava a ser desagradável... Foi então que o Zé Grande, entre o acanhado e divertido, esperou à porta para explicar como se manejava a régua:

- Senhora não sabe ! Tem de agarrar aqui pelo meio, tomar balanço e fazer força quando bate...

A lição não resultou, mas gerou reflexão.

Caiu o assunto.

Quando pareceu oportuno surgiram como que por acaso, num problema, os números fatídicos. E tudo acabou em bem.

Tenho ideia de que o homónimo do Presidente Chissano frequentou inicialmente a escola da Missão de Maleísse - Gaza e só depois foi matriculado na escola oficial, onde teve como professora, nos anos que me precederam, a Senhora Dona Idalina Barros.

Estava bem preparado, foi um bom aluno, apesar de muito tímido, e uma vez concluída a Instrução Primária seguiu a sua vida.

 

99 Janeiro

Viseu

______________________

* Aconteceu no Ano Lectivo de 1957/58, no Xai Xai, Gaza, Moçambique - Escola Mousinho de Albuquerque.

** Professora Reformada do 1 Ciclo do Ensino Básico.

SUMÁRIO