editorial

 

Com o presente número cumprem-se sete anos de vida de MILLENIUM, a Revista do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV). Um documento por onde fluem, em Perspectivas, as vivências humanas de poetas nacionais e estrangeiros, alguns nossos colaboradores habituais, sempre em língua portuguesa; as sensibilidades pedagógicas desenvolvidas na experiência com crianças mais jovens; impressões de viagens; reencontros com o passado, nomeadamente com a memória de Anne Frank, revivida por uma judia, e com o drama religioso medieval inglês.

Em Spectrum, um texto de uma nova colaboradora sobre Tradição e Inovação na Pena de John Ruskin e Alexandre Herculano; a visão crítica, clarividente, de Maria João Amaral sobre a necessidade urgente da construção de uma cultura diferente de escola. Na reflexão, na partilha. No debate; os destaques para o artigo de Joaquim Delgado, Aníbal Traça de Almeida e Pedro Andrade Saraiva, com o título The Power Quality Panorama in Portugal; para um texto de Maria Amélia Amado sobre Métodos Imunológicos na Detecção e Determinação de Aflatoxinas em Alimentos Vantagens e Inconvenientes; para a colaboração forte de quatro docentes da Escola Superior de Enfermagem Carlos Manuel Albuquerque, Cristina Paula Oliveira, Rosa Maria Martins e Daniel Marques da Silva.

Na secção Educação, Ciência e Tecnologia, o retomar das reflexões de Miguel Corrêa Monteiro sobre A Companhia de Jesus Face ao Espírito Moderno (a primeira parte foi publicada em Millenium, n 25, Janeiro de 2002, pp. 69 92) e de Martim de Gouveia e Sousa no segundo andamento de Carta ao meu Corpo; localismo, utopia & atopia Roteiro existencialista sobre a cultura viseense (o primeiro, editado em Millenium, n 22, Abril de 2001, pp. 279 306) banho lustral na obra de um dos vultos maiores da cultura beiroa, Vergílio Ferreira. Um documento que é, simultaneamente, guia e instrumento de trabalho imprescindível para quem queira penetrar fundo na vida e na obra do autor.

Em Arquivos..., O Ensino Secundário Liceal na 1 República, trabalho de Maria Helena Oliveira e Cunha sobre a educação em Portugal na 1 República; a estrutura e a conjuntura, o ideário, o pensamento científico e pedagógico, as frequências, a formação de professores, os planos de estudos.

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