EDITORIAL

A Escola Superior de Enfermagem de Viseu (ESEnfViseu) completa este ano de 2004 o seu 30 aniversário e esse facto serviu de estímulo ao desenvolvimento de uma série de iniciativas abertas à comunidade e que se desenvolveram de Maio a Outubro de 2004: dia da Saúde Materna; dia da Criança na ESEnfViseu; semana de Prevenção da SIDA "Sida, Sexo e Droga"; dia da Saúde Comunitária e Saúde Mental; dia da Médico-Cirúrgica e Reabilitação "Novas Tecnologias e Contributos para a Qualidade de Vida";

Na semana de 25 a 28 de Outubro estão planeadas várias actividades científicas, culturais e recreativas que culminarão com o dia da Escola a 28 de Outubro.

Inserida nestas comemorações, a revista Millenium do Instituto Superior Politécnico de Viseu edita o presente número, o 30, com particular destaque à Enfermagem. É pois com grata satisfação que escrevo o editorial desta Millenium, a qual viu alterada a sua estrutura habitual para dar forma à divulgação de textos de natureza científica e pedagógica bem como reflexões várias de autoria de docentes e estudantes da Escola de Enfermagem. Esta Millenium funciona assim como mais uma janela aberta da Escola de Enfermagem na sua ligação com a comunidade.

Paralelamente a esta edição vai a Escola de Enfermagem lançar uma monografia da Escola que será um primeiro passo para a história desta instituição que tanto tem contribuído com profissionais de saúde para a região e para o país.

A actualidade e a variedade dos temas tratados numa publicação aberta à participação de todos, faz com que esta revista seja uma forma de viver a escola mais perto de todos, quer sejam docentes, funcionários ou estudantes e assim incentivar a divulgação de saber e a criação de espaço para outros temas e outras propostas.

Este número, como já referimos, apresenta a estrutura alterada pelo que desde já pedimos desculpa aos leitores. Não foi fácil organizar os artigos que nos chegaram, tal a diversidade dos mesmos, fruto também da diversidade que atravessa o conhecimento em enfermagem. Procurámos agrupá-los por áreas temáticas, porventura nem sempre bem conseguido. Iniciámos por temas relacionados com o início da vida humana e fomos avançando ao longo do "ciclo vital": maternidade, infância, juventude, adultez e velhice.

Todas as temáticas tocam, num ou noutro aspecto, facetas importantes ou mesmo fundamentais da área de Enfermagem. No entanto, porque os estágios no curso de enfermagem têm um significado e importância preponderante na formação dos estudantes e na aquisição de competências foi esta temática que apresentou maior número de artigos.

Pensamos que esta revista vai servir também para dar a conhecer uma parte da realidade desta unidade orgânica no todo que é o Instituto Superior Politécnico: conhecendo-nos melhor iremos, concerteza, relacionar-nos melhor.

Renovamos o desejo de continuar a ser dignos da vossa atenção cuidada e das vossas contribuições por forma a irmos ao encontro das vossas necessidades.

A ESEnfViseu congratula-se por mais esta edição da Millenium, formula votos de uma boa leitura e um bom ano lectivo 2004/05.

sumário