EDITORIAL

 

O lançamento deste número assinala o 10º Aniversário de MILLENIUM.

Exactamente, em Fevereiro de 1996 veio a lume o 1º número. Passaram, pois, 10 anos, quase sem darmos por isso. Mistérios do tempo. Do tempo vivido. Por vezes tão curto, outras tão comprido…

Cumprem-se, assim, 10 anos de publicação sistemática e ininterrupta da Revista do Instituto Politécnico de Viseu. O que, por si só, não é coisa de somenos importância, na vida de uma publicação periódica. Vaticínios do tempo, que também só o tempo cumpre.

No próximo dia 21 de Fevereiro de 2006, será publicado on-line o N.º 32 de Millenium. Posteriormente será distribuída em suporte papel, como habitualmente.

Não é mera casualidade a escolha desta data: 21 de Fevereiro foi decretado pela UNESCO como o Dia Internacional da Língua Materna. Por isso, é intencionalmente que se lança este número neste dia. Não fosse Millenium uma revista em língua portuguesa, para falantes e leitores desta língua que é a nossa pátria, como tão bem a definiu Fernando Pessoa, ou, como a sentiu Virgílio Ferreira, desta língua da qual se vê o mar.

Durante todo o corrente ano, vão decorrer as comemorações dos 10 anos de vida de Millenium. Para Junho está anunciada e agendada sessão comemorativa formal, destacando-se a realização de conferências sobre a Língua Portuguesa, como património e legado comum que a todos nos une, e sobre a relevância da investigação científica para o desenvolvimento, entre outros pontos previstos na programação para o efeito. Em Outubro, publicar-se-á o N.º 33 da Revista, como número temático dedicado à Língua Portuguesa. Festejar Millenium, festejar a Língua Portuguesa é o convite que a todos propomos.

Não falte! O tempo é de festa! Feliz Aniversário, Millenium!

sumário