OS NOSSOS CONVIDADOS

 

 

Uma das nossas preocupações ao elaborar este número da Millenium foi alargar o espaço de diálogo dos docentes da nossa Escola com os de outras instituições.

Esse diálogo realiza-se por múltiplas formas, mas nós quisemos seleccionar alguns para os associar às nossas preocupações específicas e actuais.

  1. Quando este número já estava na sua fase final de preparação, realizaram-se eleições para os órgãos directivos da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Por ser o único espaço em que os professores desta Área estão associados, no nosso país, quisemos ouvir o Prof. Doutor Albano Estrela que passou a ocupar o cargo de Presidente da Direcção daquela Associação.
  1. Por vários motivos, resolvemos convidar para o nosso diálogo explícito e directo a Doutora Maria do Carmo Clímaco. Na altura ela era Vice-Presidente do Instituto de Inovação Educacional. A sua visão sobre estes assuntos interessava-nos muito. Entretanto abandonou esse cargo, mas o nosso interesse manteve-se, em primeiro lugar pelas qualidades que lhe reconhecemos e em segundo lugar pelo facto de ser uma especialista em Avaliação Institucional e estar a acompanhar o "Observatório de Qualidade" no âmbito do Projecto PEPT-2000.

Num momento em que foi aceite que a avaliação interna e externa das instituições de Ensino Superior é uma necessidade para a sua credibilidade social e para a gestão autónoma do seu próprio desenvolvimento; quando se reconhece que um processo de avaliação (se não for meramente burocrático) é uma ocasião de crescimento institucional; quando a nossa escola se envolve formalmente num trabalho desses, julgámos oportuno trazer a debate alguns tópicos relativos a este assunto.

  1. A escolha do nosso 3 convidado tem justificações óbvias. Infelizmente, não fomos bem sucedidos nesta tentativa, mas, apesar de tudo, dela quisemos dar conhecimento aos nossos leitores.

No espaço próprio apresentamos as nossas razões.

SUMÁRIO