ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DA REGIÃO DE VISEU

A. J. ALMEIDA HENRIQUES*

A Associação Industrial da Região de Viseu foi criada a 16 de Outubro de 1982, com o intuito de unir todos os industriais da nossa região, uma vez que estes se encontravam dispersos por uma série de Associações existentes na altura.

Nesta época houve um grupo de empresários que se uniram e criaram esta nossa Associação, dando assim o seu contributo para a promoção e desenvolvimento das actividades empresariais da Região de Viseu.

Desde então para cá, a AIRV não mais parou de crescer, contando hoje com quase 4 centenas de associados.

Esta Associação funciona hoje no edifício EXPOBEIRAS, o qual se encontra devidamente preparado para ser de facto um polivalente de apoio à Indústria. Este edifício permite-nos realizar feiras e exposições, uma vez que se encontra dotado de um pavilhão com cerca de 2.000m2, seminários e congressos, possuindo um auditório com capacidade para 250 pessoas e, em caso de necessidade, com equipamento para tradução simultânea. Podemos ainda promover cursos de formação ou pequenas reuniões, uma vez que temos uma ala do edifício com salas próprias para o efeito.

No campo da formação, a AIRV desde muito cedo tomou consciência das necessidades prementes de interligação da teoria e da prática, pelo que, desde que solicitada, sempre abriu as suas portas para que alguns aí pudessem desenvolver os seus estágios, tendo posteriormente chegado a integrar alguns deles nos seus quadros, procurando que o mesmo aconteça nas empresas associadas.

Por outro lado, a AIRV tem assumido várias vezes o papel de entidade promotora de vários cursos de formação, ou, noutros casos, meras acções de formação

No caso de acções de formação, que por norma têm um período de duração muito curto, normalmente um ou dois dias, a AIRV tem procurado que elas possam ser sempre extensivas aos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino, nomeadamente os estabelecimentos de ensino superior, de onde sairão proximamente os profissionais de futuro.

Sempre que possível é comum que a AIRV promova acções de formação em parceria com outras instituições, no sentido de que a formação seja dada pelos melhores especialistas em cada matéria.

A sensibilização dos empresários para que a Formação seja considerada como algo de vital na vida das suas empresas tem sido, ao longo dos tempos, uma das nossas principais actividades. Sabemos não ser uma tarefa simples mas é com agrado que registamos o nosso contributo directo na formação de largas centenas de trabalhadores e de muitas dezenas de empresários. É exactamente nos empresários que temos vindo a centrar as nossas atenções pois sem uma correcta formação das chefias não há mudança correcta.

A interligação ensino/empresa parece-nos bem consubstanciada na relação I.S.P.V. / A.I.R.V.. Há solicitações mútuas para recolha de opiniões, realização de trabalhos, divulgação de actividades, ... Certamente que muito ainda se poderá vir a fazer, parecendo-nos prioritário que o I.S.P.V. divulgue as actividades que os seus laboratórios e investigadores podem realizar e em que condições.

¾ ¾ ¾

* Presidente da AIRV

SUMÁRIO