A precária estabilidade do desenvolvimento sustentável

 

Direcção Regional de Ambiente e Recursos Naturais - Centro

 

Sob a égide da DRARN-Centro, decorre o concurso público para a elaboração dos planos de bacia do Mondego, do Vouga e do Liz, estando prevista a apresentação de propostas em meados de Maio.

A importância que actualmente se atribui aos planos de bacia hidrográfica está relacionada com a progressiva escassez do recurso água, enquanto suporte da vida, componente principal dos próprios seres vivos e elemento integrante da generalidade dos processos produtivos.

Definidores de objectivos e estratégias, são o pressuposto de uma gestão eficaz dos recursos hídricos e também o garante da satisfação dos diversos usos da água, nos decorrentes do desenvolvimento sectorial e territorial, onde constitui recurso básico ou factor de produção fundamental. Integrando também as necessidades de natureza ecológica e ambiental os planos de bacia serão, por certo, condição necessária a um desenvolvimento harmonioso.

A elaboração dos planos e, no futuro, a sua aplicação, ou seja a gestão dos recursos hídricos, explicitarão no entanto, de forma clara, a dialéctica dos interesses associados à água, não fosse ela um recurso estruturante do desenvolvimento...

A gestão integrada da água conduzir-nos-á também, por acréscimo, à consciência da precária estabilidade do desenvolvimento sustentável.

SUMÁRIO