MILLENIUM n. 3 - Junho de 1996

 

Editorial

 

Publica-se hoje o primeiro número temático de Millenium, inteiramente dedicado à Educação Matemática. Trata-se de uma iniciativa que será pontualmente repetida, oferecendo-se às diferentes áreas científicas das escolas superiores integradas no ISPV a possibilidade de divulgação da investigação conduzida pelos seus docentes e, simultaneamente, da actividade científica e pedagógica a nível departamental ou interdepartamental.

A obra do departamento de Matemática da ESEV é já bem conhecida na região e no país, sendo frequentes as iniciativas científicas e pedagógicas próprias e a participação activa dos setas docentes em congressos, conferências e outras realizações de âmbito regional e nacional. Não é este, contudo, o momento próprio para falar dessa obra.

Uma particularidade deste departamento, porém, merece-nos aqui uma reflexão especial, ainda que necessariamente breve: cinco dos seus actuais docentes, num total de seis, são professores muito jovens, todos eles diplomados na própria ESEV, dois com mestrado já realizado e três em vias da sua conclusão. Um exemplo significativo, quer da capacidade dos alunos que têm optado pela sua formação no Ensino Politécnico, quer da qualidade do ensino oferecido por este ramo do ensino superior.

A coordenação sóbria, mas eficiente de Avelina Rainho, fundamentalmente projectada para a vida do futuro da instituição, tem sido decisiva.

 

V. C.

SUMÁRIO