HOMO CINÉFILUS

 

"O Cinema imita a Vida ", disse um dia François Truffaut.

 

Parece-me bem que não...

Basta-nos ligar a televisão ou a rádio, para nos apercebermos que afinal é exactamente o contrário - a vida é que imita o cinema...

Há os que, dormindo com o inimigo, tentam satisfazer a honra dos padrinhos. Outros ainda, dançam com lobos, para, numa questão de honra, serem heróis por acaso

Senão vejamos...

- Em África minha, os olhos azuis de yonta mostram-nos o corpo do delito. A sangue frio, tantas vidas em jogo numa terra sangrenta. Talvez dizendo: a morte fica-vos tão bem

- Na velha Europa, o sol da meia-noite rasga o silêncio dos inocentes. No horizonte longínquo da Bósnia Herzegovína, os "snipers' são heróis por conta própria.

- Na Ásia, numa passagem para a índia com escala na Indochina, o espírito do amor é morto à chegada. Nem as magnólias de aço, acalentadas por um sonho de mulher, fazem viver de novo a escolha do amor.

- Na América, eis que nos surge um Rambo, porventura julgando-se o último dos mohicanos para, na companhia dos lobos, traçar as memórias de um homem invisível numa obsessão selvagem, qual príncipe das trevas

A conspiração do silencio dos jogos do poder, com as melhores intenções das mentes que brilham, tudo bons rapazes, vai ateando a fogueira de vaidades.

A mão que embala o berço é a mesma que governa o mundo, e a linha mortal que separa o amor do ódio é tão fina como o fio da navalha.

Neste mar de chamas, o príncipe das marés busca uma luz na

escuridão, mas o cabo do medo ensaia já o reencontro final

A ruptura explosiva é um perigo eminente!

O jogador lançou os dados. Do império do ma/, anjos caldos encenam já a atracção fatal. Nas areias escaldantes da indiferença, o abismo é unia vertigem! É imperdoável Aqui d'el Rei!

Que o rei pescador seja o guarda-costas de cada um de nós que, sozinho em casa, antevê dias de tempestade

Houvesse música no coração de cada homem e laços de ternura em cada lar doce lar, e nesta casa dos espíritos jamais soariam os despertares do instinto fatal..

 

São

SUMÁRIO