ACÇÃO DE FORMAÇÃO

"Le Multimédia en Classe de Français Langue Étrangère"

**

Tendo como objectivo principal "desenvolver as potencialidades da Internet, na utilização do ensino/aprendizagem do Francês", a área científica de Francês da Escola Superior de Educação, do Instituto Superior Politécnico, levou a cabo a 24 de Setembro, uma acção de formação intitulada "Le Multimédia en Classe de Français Langue Étrangère". Tendo contado com a colaboração da área científica das Tecnologias da Informação e da Comunicação, esta realização tinha como destinatários os docentes interessados na utilização da Internet e dos CD roms.

Na parte da manhã, o Doutor Patrick Zimmermann, director adjunto do Instituto Francês do Porto, demonstrou, de uma forma prática, o interesse e as possibilidades pedagógicas da ferramenta Internet para o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira.

À tarde, foi a vez do Doutor Olivier Giron, do Instituto Franco-Português de Lisboa, levar a reflectir sobre as vantagens pedagógicas da utilização dos CD roms para o ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras. Foram dados a conhecer vários CD roms falados em língua francesa, muitos deles elaborados exclusivamente para fins pedagógicos (didacticiels), e os que se inscreveram nesta sessão tiveram mesmo a possibilidade de trabalhar com alguns deles.

Os trabalhos tiveram lugar na sala de informática onde os computadores dispõem de ligação à Internet. Todos os participantes levaram consigo uma disquete e documentação que lhes permitirá rentabilizar e aprofundar os conhecimentos que adquiriram.

José Alberto

Técnico-Adjunto Especialista de 1ª. Classe

Rel. Públicas - ISPV

SUMÁRIO