RÁDIO POLITÉCNICO

O Presidente da República, Jorge Sampaio, confirmou a sua presença para presidir às cerimónias da inauguração da 3. fase da Escola Superior de Tecnologia (EST) no dia 13 de Novembro próximo.

Na mesma altura, comemora-se o Dia do Politécnico e a sessão solene de abertura do ano académico 1998/99.

Da conversa mantida pela Rádio Politécnico com o presidente do ISPV João Pedro de Barros e com Fernando Sebastião, presidente da EST, destacamos as partes mais relevantes:

- João Pedro de Barros:

"A visita a Viseu, um marco histórico que muito nos honra, já que a sua deslocação se considera como o reconhecimento das virtualidades deste sub-sistema de Ensino Superior.

"Quanto ao crescimento da verba do Orçamento de Estado para 1999, contemplar um aumento de 13,5% para o ensino politécnico, representa o reconhecimento do Governo, que aposta definitivamente neste sector do ensino superior e, simultaneamente, lhe reconhece o papel importante que tem tido na fixação da população no interior do país. Um bom exemplo do crescimento temo-lo nós aqui em Viseu com cerca de 6000 alunos disseminados em várias formações".

- Fernando Sebastião:

"A terceira fase da Escola Superior de Tecnologia é o culminar dum projecto aprovado há alguns anos atrás pelo Ministério da Educação e que, devido ao enorme volume de investimento, não foi possível executar de uma só vez. A área de construção desta terceira fase é de 6000m2, com um investimento de 700 mil contos".

"No total, a escola fica com 17000m2 de construção, o que a torna das maiores escolas do género do país. Com capacidade para 2500 alunos, que já foi atingida este ano lectivo, isto representa uma grande apetência por este tipo de ensino. A EST é uma unidade orgânica moderna e funcional dirigida para o "Saber e o Saber Fazer", bem apetrechada a diversos níveis, orientada sempre para a qualidade do ensino, reflectida no nível de emprego dos nossos alunos. Em muitos cursos, a procura por parte das empresas tem sido superior à oferta".

Emissão do dia 98/10/20

José Alberto

Técnico-Adjunto Especialista de 1. Classe

Rel. Públicas - ISPV

SUMÁRIO