MILLENIUM n. 4 - Outubro de 1996

VIDA ACADÉMICA

 

Ä Ä Ä

 

DOUTORAMENTO

 

 

João Pedro Barros, presidente do ISPV, concluiu as suas provas de doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Aveiro no dia 12 de Julho de 1996.

'Sinergias para um Sucesso? Do Poder Central ao Poder Local' foi o tema do trabalho apresentado que teve a orientação do Senhor Professor - Doutor Jorge Carvalho Arroteia, catedrático da Universidade de Aveiro. Com a presidência do senhor Reitor da Universidade de Aveiro, foram arguentes os Senhores Professores - Doutores:

 

Jorge Carvalho Arroteia

Mariano Teixeira Alves

- Universidade dos Açores

António Sousa Fernandes

- Universidade do Minho

Luís António Pardal

- Universidade de Aveiro

Jorge Adelino Rodrigues da Costa

- Universidade de Aveiro

 

Um degrau mais numa carreira que se iniciou em 1963 com a sua actividade docente no que era então designado de ensino primário, com passagem pelos ensinos preparatório e secundário e, depois de concluído o seu Mestrado em Ciências da Educação na área das Ciências Sociais, em Boston, Massachusetts (E.U.A.), em Janeiro de 1985, com o ingresso no ensino superior politécnico.

 

Com um profundo envolvimento nas questões cívicas nacionais, regionais e locais, destacamos aqui algumas das funções que desempenhou no campo da educação - director da Escola do Magistério Primário de Viseu, vogal da Comissão lnstaladora da Escola Superior de Educação de Viseu, e também seu principal dirigente e presidente do conselho científico, presidente da Comissão lnstaladora do ISPV e seu presidente eleito desde 1994-; a sua intervenção no mundo da educação através de múltiplas publicações, conferências, comunicações; a sua presença, como membro, em inúmeras associações científicas e culturais, nacionais e internacionais.

 

A valorização permanente do ISPV e das suas unidades orgânicas tem sido a nota mais dominante da presidência de João Pedro Barros. O seu doutoramento representa uma realização pessoal que significa o culminar de uma carreira profissional voltada para a educação com incidência na valorização da instituição que dirige.

 

SUMÁRIO