Cofinanciado por:

Dados do projeto

Identificação do projeto

Learnin´s Creatin´-Resolver problemas de CI&DT, reduzindo o abandono e melhorando as qualificações dos estudantes, utilizando metodologias de aprendizagem activa

Entidade Proponente

Instituto Politécnico de Viseu

Código do projeto

CENTRO-01-0145-FEDER-023394

Data de início

19 /08/2017

Data de conclusão

18 /02/2019

Incentivo

Apoio financeiro

Copromotores

-Município de Mortágua

-Instituto Politécnico de Castelo Branco

-Pellets Power,Lda

Síntese do projeto

Objetivos

1. Adequação do crescimento e da qualidade das espécies lenhosas selecionadas para sustentar a produção de bioenergia.
2. Identificação de soluções para aumentar a eficiência energética do processo de produção.
3. Manual de melhores práticas sobre aprendizagem baseada em experiência e prática.

Atividades

1. Identificação e recolha de espécies florestais e arbustivas (nativas, invasivas e exóticas).

2. Otimização da germinação de sementes e brotação de estacas e produção de plântulas para plantação.

3. Ensaio de campo para testar a utilização de espécies florestais e arbustivas em condições reais no IPV-ESA.

4. Instalação de parcelas de campo no município de Mortágua

5. Análise da composição química de plantas e diferentes partes de plantas, de ambas as instalações de campo.

6. Quantificação do balanço energético das culturas.

7. Criação de uma base de dados de qualidade do ar.

8. Análise de gases de combustão usando a espectroscopia NIR.

9. Caracterização física dos resíduos utilizados e dos paletes fabricados com essa matéria-prima.

10. Propriedades termodinâmicas e medição das taxas de caudal mássico.

11. Avaliação de diferentes processos de eficiência através de balanços de massa e de energia.

12. Apresentação de soluções para aumentar a eficiência energética (combustão melhorada, uso de combustíveis diferentes, recuperação da energia sensível e latente).

13. Caracterização das quantidades físicas a medir, seleção de sensores adequados e design do sistema de aquisição.

14. Seleção do sistema de aquisição de dados (SAD) adequado e design do sistema de processamento de dados.

15. Mapeamento de equipamento electrónico de energia.

16. Desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativa.

17. Disseminação de conhecimento.

18. Gestão do projeto.

Resultados esperados

- 1 livro.

- 6 artigos em revistas internacionais.

- 4 artigos em revistas nacionais.

- 5 relatórios.

- 3 teses de mestrado.

Galeria de fotos/vídeos do projeto