Cofinanciado por:

Dados do projeto

Identificação do projeto

CityAction - Plataforma tecnológica integrada para operação de cidades inteligentes

Entidade Proponente

EXATRONIC-Engenharia Eletrónica, Lda

Código do projeto

CENTRO-01-0247-FEDER-017011

Data de início

01-07-2017

Data de conclusão

31-12-2019

Investimento global

Incentivo

Copromotores

Altice Labs

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Allbesmart

Evox Technologies

Instituto Politécnico de Viseu

Síntese do projeto

Objetivos

Conceção, desenvolvimento e teste duma plataforma integrada que combina dados provenientes de diferentes fontes e produz informação tratada com vista a uma gestão urbana mais eficiente.

A plataforma permitirá não só conhecer em tempo real o estado da cidade, mas também efetuar o controlo direto dos diferentes sistemas, usando para isso um portal user-friendly, bem como proceder a uma gestão automática do espaço urbano através da configuração de regras transversais aos diferentes domínios

1 - Gestão do projeto

2- Requisitos técnicos e arquitetura do sistema CityAction

3- Sistemas de aquisição/integração de dados sensoriais

4- Smart Cities Middleware

5 - Dashboard e aplicações smart city

6 - Integração, teste, demonstração e validação

7 - Disseminação, exploração de resultados e integração em rede europeia

Resultados esperados

A visão do projeto é fazer da plataforma CityAction a base para construção de um verdadeiro polo operacional da cidade inteligente do futuro. A plataforma irá permitir a parametrização de regras associadas às diferentes dinâmicas da cidade, possibilitando uma intervenção nas infraestruturas do espaço urbano sem qualquer tipo de intervenção humana. A plataforma irá ainda permitir a atuação em tempo real nos diferentes sistemas garantindo ao decisor um processo unificado para o controlo das infraestruturas do município.

Galeria de fotos/vídeos do projeto