Cofinanciado por:

Dados do projeto

Identificação do projeto

Promoção da Indústria 4.0 na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro (I4.0@TMAD)

Entidade Proponente

Instituto Politécnico de Bragança

Código do projeto

NORTE-01-0246-FEDER-000025

Data de início

01/07/2017

Data de conclusão

30/06/2019

Elegível

Incentivo

Copromotores

Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Instituto Politécnico de Viseu), Associação para o Desenvolvimento do Brigantia EcoPark

Síntese do projeto

Objetivos

A presente operação resulta de uma iniciativa dos signatários da Carta de Compromissos para o Desenvolvimento da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro (2014), que visa contribuir para a promoção de projetos de I&I colaborativos de interesse regional, fomentando assim a inovação colaborativa entre as empresas e o sistema regional de I&I, e fortalecendo as instituições de apoio às empresas.

A quarta revolução industrial ("Indústria 4.0" I4.0) encontra-se em desenvolvimento, e diz respeito à integração de tecnologias cloud-based nos processos de produção e à interligação em rede dos mesmos. O conceito tem vindo a ser adotado essencialmente pelas indústrias transformadora e automóvel (mobilidade), sendo necessário promover a sua incorporação noutros sectores com significativa relevância regional e potencial de benefícios (num contexto em que 99,98% das empresas da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro (TMAD) são PMEs), tais como a indústria agroalimentar, da pedra natural e do ambiente (e.g. energias renováveis e eficiência energética).

O projeto reduzirá o atraso em relação a outras regiões europeias na adoção da I4.0, incorporando e enriquecendo o estado-da-arte e o conhecimento disponíveis, através das seguintes abordagens:

1. Identificação das oportunidades que a I4.0 oferece às empresas (análise do cenário de partida; procura de cenários de referência internacionais; elaboração de roadmaps tecnológicos a nível regional).

2. Familiarização das PMEs com o conceito I4.0 (diagnóstico e levantamento de necessidades dos stakeholders; laboratórios de demonstração; incubadora de ideias).

3. Colaboração estreita entre os vários atores-chave e em particular com organizações capacitadas na área da I4.0 (laboratórios de demonstração; vigilância e prospetiva tecnológica; incubadora de ideias; definição de planos de ação concretos; estrutura de interligação entre o tecido empresarial produtivo e o sistema regional de I&I).

4. Facilitação do conhecimento e acesso das PME a instrumentos tecnológicos e financeiros disponíveis para a transição para a I4.0 (definição de planos de ação concretos; demonstradores; prémios de inovação).

Mais informações em: http://i40tmad.ipb.pt/

No âmbito do projeto estão previstas serem realizadas as seguintes tarefas:

• Realização de diagnósticos tecnológicos e Roadmaps tecnológicos centrados nos setores: Agroalimentar, Ambiente/Energia, Indústria de componentes automóvel e Pedra natural;
  • Criação de Laboratórios de demonstração;
  • Incubadora de ideias e Prémios de inovação;
  • Vigilância e prospetiva tecnológica Definição de planos de ação concretos;
  • Estrutura informática de interligação entre empresas - SI&I

Resultados esperados

• Incremento da transferência de tecnologia e conhecimento entre as entidades do sistema regional de I&I e o sector empresarial regional.
  • Publicação de boletins informativos semestrais
  • Geração de pelo menos 15 ideias para projetos de I&I colaborativos
  • Definição de pelo menos 10 planos de ação concretos.
  • Apoio à submissão de pelo menos 5 candidaturas (P2020) relativas a projetos de I&I colaborativos envolvendo entidades do sistema regional de I&I e empresas;
  • Apoio à iniciação de pelo menos 5 projetos de I&I colaborativos envolvendo entidades do sistema regional de I&I e empresas;
  • Atribuição de prémios "Indústria 4.0";
  • Desenvolvimento e implementação de uma plataforma colaborativa on-line.

Galeria de fotos/vídeos do projeto