Cofinanciado por:

Dados do projeto

Identificação do projeto

TERR@ALVA-Definição e influência do terroir na qualidade do vinho Alvarinho

Entidade Proponente

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Código do projeto

POCI-01-0145-FEDER-024328

Data de início

2017-04-03

Data de conclusão

2018-10-02

Elegível

Incentivo

Copromotores

Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Beja

Anselmo Mendes Vinhos,Lda

Síntese do projeto

Objetivos

O TERR@ALVA pretende conceber e aplicar ferramentas de zonagem para a caraterização do Território vitivinícola da Sub-Região Monção e Melgaço (SRMM). A casta Alvarinho, a mais representativa da SRMM é uma das mais reconhecidas castas de vinhos brancos do mundo. Será analisado o efeito do terroir, caracterizando Alvarinho produzido na SRRM e comparar com vinhos da mesma casta produzidos noutras sub-regiões da Região dos Vinhos Verdes - RVV (Basto e Lima) e noutras regiões nacionais (Alentejo, Dão, Douro e Trás-os-Montes).

O TERR@ALVA tem como objectivos construir e testar um instrumento de georreferenciação para a definição e caraterização do terroir associado à SRMM, em particular para a casta Alvarinho mas também para outras castas produzidas neste território; diferenciar os vinhos Alvarinho produzidos em diversas regiões do pais e relacionar esses perfis com as regiões de produção, como ferramenta de detecção da origem e garantia da autenticidade dos produtos endógenos. Será implementada uma abordagem multivariate clustering combinada com geomática aplicada a dados recolhidos sobre o clima, topografia, geologia, uso do solo e que permitam a delimitação das áreas homogéneas da região em estudo e que serão interrelacionadas com os perfis de vinhos produzidos.

O TERR@ALVA pode contribuir para uma maior compreensão das condições, recursos e património e funcionamento de territórios vitivinícolas e zonagem integrada da SRMM e para a estratégia de desenvolvimento inteligente e sustentado.

1 Agro-ecological conditions and natural suitability zoning at regional scale

2 ALVARINHO VINEYARD SUITABILITY ZONING AT LOCAL SCALE.

3 Expected results 1. Spatial databases (ISO 19157 and ISO 19158), processed and validated in accordance with the principles of INSPIRE Directive and land information system; 2. WebGIS platform and Geoportal 3. Wine Alvarinho Terroir located in Alto Minho Region (Portugal); 4. Technical documentation/report relating technical scientific procedures including proposal of models and methodologies

4 Determination of must microbiome.

Resultados esperados

2. WebGIS platform and Geoportal;
  3. Wine Alvarinho Terroir located in Alto Minho Region (Portugal);
  4. Technical documentation/report relating technical scientific procedures including proposal of models and methodologies;
  5. Database and agronomic and economic suitability maps for Alvarinho vineyards variety at local level;
  6. Technical-scientific report of methodological and organizational advances proposals relating to suitability zoning at local/&plot level;
  7. Aromatic and sensory profiles of wines (fingerprint from each region) and differentiation elements;
  8. Genomic libraries of DNA extracted from must;
  9. Sequencing results;

10.Comparative studies results.

Galeria de fotos/vídeos do projeto