Instituto Politécnico de Viseu

< início . relações externas . cooperação no IPV

 

menu principal

serv. de relações externas

coordenadores académicos

política Erasmus 2014-2020

programas de cooperação

instituições parceiras

redes e associações

cooperação no IPV

info estudante

info docente

info não docente

cooperação – lusofonia

regulamento serv. rel. externas

contactos

 

A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO IPV

O Instituto Politécnico de Viseu deu início às suas atividades de cooperação internacional em 1993. Desde então, tem procurado intensificar e diversificar este domínio de atividade, acreditando que este tipo de cooperação constitui uma fonte de desenvolvimento da instituição e da região envolvente. O atual pacote de atividades reflete esta orientação institucional e tem sido substancialmente alargado a projetos com objetivos diversos, em várias áreas académicas e geográficas. Para a gestão administrativa destas atividades, o IPV dispõe de Serviços de Relações Externas, que desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os diversos coordenadores académicos existentes nas escolas integradas. Estes últimos são responsáveis, nas respetivas unidades, por toda a gestão científica e pedagógica dos projetos de cooperação internacional.

Atualmente o IPV coopera com mais de 100 instituições no desenvolvimento de projetos bilaterais ou multilaterais, detendo contactos com centenas de todo o tipo de organizações no âmbito das redes internacionais das quais é membro.

Programas e atividades: Aprendizagem ao Longo da Vida – Erasmus (mobilidade de estudantes para estudos e estágio, mobilidade de docentes para missões de ensino e formação, mobilidade de não docentes para formação, programas intensivos, medidas de acompanhamento); Comenius; Leonardo da Vinci (mobilidade para pessoas no mercado de trabalho, projectos multilaterais), Língua; Cooperação Bilateral promovida por organismos diversos; organização conjunta de eventos científicos e culturais internacionais, etc.

Redes: Pólo Universitário Transfronteiriço de Castela e Leão e da Região Centro de Portugal; Innovawood (Rede Europeia para a Indústria da Madeira); Enssee (Rede Europeia para as Ciências do Desporto, Educação e Emprego); Eurashe (Associação Europeia de Instituições no Ensino Superior), AULP (Associação de Universidades de Língua Portuguesa), etc.

Países: Alemanha; Áustria; Bélgica; Bulgária; China; Chipre; Dinamarca; Eslovénia; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Hungria; Irlanda; Itália; Letónia; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Polónia; Reino Unido; República Checa; Roménia; Suécia; Turquia, etc.

imprimir