Instituto Politécnico de Viseu

< início . relações externas . info docente

 

menu principal

serv. de relações externas

coordenadores académicos

política Erasmus 2014-2020

programas de cooperação

instituições parceiras

redes e associações

cooperação no IPV

info estudante

info docente

info não docente

cooperação – lusofonia

regulamento serv. rel. externas

contactos

 

Mobilidade de Docentes

  • Missões de Ensino em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação, com a duração mínima de 2 dias e 8 horas de ensino. Têm como objetivo permitir aos estudantes que não podem participar num esquema de mobilidade beneficiar do conhecimento e competência de docentes provenientes de instituições de ensino superior de outros países europeus. Promovem, ainda, o intercâmbio de saberes e experiências ao nível de métodos pedagógicos e encorajam os docentes do ensino superior a alargar e enriquecer a dimensão e conteúdos dos cursos oferecidos;

  • Formação em instituições de ensino superior europeias com as quais existam protocolos de cooperação, com a duração mínima de 2 dias de trabalho. Contempla, ainda, a participação em seminários, conferências, workshops e cursos, incluindo a formação linguística, desde que não represente a maioria dos dias de formação. Tem como objetivo proporcionar aos beneficiários uma aprendizagem baseada no intercâmbio de conhecimentos, a partir das experiências e boas práticas da instituição/empresa de acolhimento, assim como a aquisição de competências práticas relevantes para o desenvolvimento profissional.

Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.

Abaixo pode ser consultado o guia do candidato, bem como a lista de instituições parceiras (com as áreas em que a mobilidade se pode efetuar) para cada uma das escolas.


imprimir