Comunicados | IPV

Acesso ao ensino superior para os diplomados de vias profissionalizantes

Inscrições abertas para a realização de provas de acesso ao ensino superior para os diplomados de vias profissionalizantes

O Politécnico de Viseu disponibiliza, uma vez mais, vagas para o concurso especial para titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário (cursos profissionais) e cursos artísticos especializados. A instituição integra a Rede Provas Centro, da qual fazem parte, ainda, os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Tomar.

Já estão abertas inscrições para os diplomados de vias profissionalizantes realizarem as provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências, que lhes vão permitir concorrer aos cursos de licenciatura através do concurso especial, criado em 2020. Estas provas de avaliação podem ser realizadas pelos candidatos  em qualquer uma das instituições  de ensino superior das três redes à qual pertence o curso do seu interesse, seja a Rede Provas Centro (da qual o PV faz parte), a REDENORTE – APNORN ou a Rede Sul e Ilhas.As provas realizadas são válidas para qualquer instituição dentro da respetiva rede de instituições de ensino superior.

Todas as informações alusivas a este concurso estão disponibilizadas na página web da Rede Provas Centro e podem ser consultadas aqui.

Nessta página estão disponibilizadas as datas de realização das provas, os conteúdos e as provas modelo. Os candidatos poderão ainda confirmar se o seu curso profissional lhes permite aceder às licenciaturas que pretendem, verificar quais as provas que terão que fazer e de imediato poderão inscrever-se para a sua realização.

O prazo de inscrição decorre até dia 2 de julho. Para acesso aos cursos das instituições parceiras, os interessados farão uma prova comum, sendo que a posterior candidatura é efetuada online, através da página da Direção Geral do Ensino Superior, aqui.