A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) é uma Eco-Escola desde 2018, tendo sido uma das primeiras instituições de Ensino Superior a receber esta distinção, em Portugal. Nos últimos anos têm sido desenvolvidas diversas iniciativas, de forma a sensibilizar e encorajar a comunidade académica em prol da educação ambiental para a sustentabilidade.

Uma das mais recentes ações foi a inauguração da máquina “que transforma lixo em dinheiro”, no dia 24 de novembro de 2021. Também este ano, a ESTGV realizou uma campanha de recolha de roupas usadas, que em parceria com a Cáritas de Viseu possibilitou a angariação de aproximadamente 2100 kilos. Este valor fez com que fossem atribuídos dois prémios à Eco-Escola ESTGV: o 1º lugar nacional de recolha per capita e o 3º lugar nacional de recolha total.

A Coordenação da Eco-Escola decidiu doar os prémios, uma máquina de costura e um kit de material escolar, a uma instituição de solidariedade social. A escolha recaiu na APPACDM de Viseu, por todo o trabalho desenvolvido a favor da inclusão. A entrega dos prémios realizou-se no passado dia 14 de dezembro, na sede da APPACDM, e contou com a presença do Presidente da ESTGV, o Professor Doutor António Ventura Gouveia, do Presidente da instituição referida, Dr. António Lemos e, ainda, de elementos da Coordenação da Eco-Escola, Prof. Elisabete Silva e Prof. Pedro Baila Antunes.

Na última semana, a Eco-Escola recebeu também uma oferta única e especial, por parte da Câmara Municipal de Viseu. Há vários meses que é possível encontrar na ESTGV, contentores para a recolha de máscaras descartáveis. Posteriormente, essas máscaras são levadas para a empresa To Be Green, que as transforma em placas poliméricas de polipropileno, dando origem aos enfeites de Natal. Os enfeites recebidos estão expostos na árvore de Natal, situada na entrada principal da ESTGV (próximo da Secretaria, Biblioteca e Auditório).

Para 2022 estão a ser planeadas várias iniciativas, mas talvez a notícia mais aguardada seja a da aprovação da candidatura do Instituto Politécnico de Viseu a Eco-Campus.

Saiba mais sobre este projeto AQUI!