Apresentação

Mensagem do
Presidente

É com muito gosto que, na qualidade de Presidente, vos dou as boas vindas ao Portal da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV).

Visando uma formação vocacionada para uma plena inserção na vida activa dos seus estudantes, a ESAV dispõe de um corpo de funcionários, docentes e não docentes, qualificado e motivado. Contribuem igualmente para o sucesso da ESAV os seus estudantes que com a sua vontade, disponibilidade e capacidade de trabalho permitem uma excelente colaboração na transmissão e aquisição de competências.

Estou convicto que com esta nova fase, a Escola será marcada por novos desafios na afirmação dos nossos docentes no ensino e na investigação científica e dos nossos estudantes no tecido empresarial e profissional. Com a crescente evolução da formação académica dos seus docentes, novos projectos serão iniciados, permitindo continuar a afirmar a ESAV como um motor de desenvolvimento regional, nacional e internacional.

Somos uma Escola que acredita que a interacção e a comunicação entre as pessoas é o principal engenho do desenvolvimento e da inovação. É nesta convicção que abrimos aqui as portas aos que já fazem parte do nosso universo, aos que aspiram juntar-se a nós e à comunidade que nos rodeia e que, com orgulho, servimos.

Convido-o(a) a fazer uma visita completa ao Portal da ESAV, onde encontrará informação detalhada respeitante às suas linhas de intervenção. Depois, venha conhecer-nos ao vivo, quer como estudante de um dos nossos cursos, quer como visitante. Estamos à sua espera!

Obrigado pelo seu interesse na Escola Superior Agrária de Viseu!

O Presidente

António Monteiro

Missão e objectivos

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), criada oficialmente em 19 de Dezembro de 1994 (DL n.º 304/94), é uma das unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu, integrando-se na rede de ensino superior público português, ao nível do ensino politécnico. Assim deu-se continuidade à tradição, pois a Cidade de Viseu teve o privilégio de ser pioneira no Ensino Agrícola em Portugal através da criação da Escola Prática de Agricultura de Viseu, por Decreto de 16 de Dezembro de 1852.

A ESAV pretende transmitir e divulgar o conhecimento, com vista à formação de estudantes com elevado nível de competências nas áreas das ciências agrárias, alimentares e veterinárias; promover a investigação aplicada e sua divulgação, o intercâmbio cultural, científico e tecnológico com instituições congéneres, nacionais e internacionais e o relacionamento com o tecido empresarial, de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

Assim, os objectivos da ESAV assentam em três vertentes:

  • Ensino de qualidade, através da transmissão de conhecimentos técnico-científicos constantemente actualizados e precisos, centrados na utilização de tecnologias fundamentais para a formação de estudantes nos domínios das produções agrícola e zootécnica, ecologia e paisagismo, florestal, biossistemas, indústrias alimentares e ainda da enfermagem veterinária.
  • Construção de elos de ligação com a comunidade, através de apoio técnico-científico, projectos, prestação de serviços, consultoria a empresas, organizações institucionais tanto a nível regional, nacional como internacional. Deste modo, podendo dar informações, transmitindo conhecimentos, mobilizando apoios e vontades, factos sem dúvida fundamentais para a integração da Escola no meio. A qualidade do ensino que ministramos, estimulada pelo sucesso da aplicação dos princípios da Declaração de Bolonha, demonstra bem esta realidade.
  • Desenvolvimento de actividades de investigação, experimentação e divulgação de conhecimentos nos domínios das ciências agrárias, alimentares e veterinárias, permitindo o avanço dos sectores de produção respectivos. Estas actividades são dinamizadas pelo corpo docente cada vez mais qualificado, estando permanentemente empenhado em contribuir para o sucesso educativo dos estudantes, sendo evidência desse facto a elevada percentagem de doutores.

A ESAV localiza-se numa zona nobre da cidade de Viseu, na Quinta da Alagoa, com cerca de 23 hectares. Possuindo inúmeras culturas, destacando-se a vinha, o pomar e o olival. Contando ainda com estruturas de produção pecuária de ovinos, caprinos, bovinos, aves e coelhos, bem como um Centro de Enfermagem Veterinária e laboratórios, com tecnologias que permitem aquisição de competências em vários domínios técnico-científicos.

Visando uma formação vocacionada para uma plena inserção na vida activa dos seus estudantes, a ESAV dispõe de um corpo de funcionários, docentes e não docentes, qualificado e motivado. Contribuem igualmente para o sucesso da ESAV os seus estudantes que com a sua vontade, disponibilidade e capacidade de trabalho permitem uma excelente colaboração na transmissão e aquisição de competências.

Pin It on Pinterest